Ed Skrein deixa o elenco do novo Hellboy após críticas sobre mudança de etnia

Ed Skrein (Deadpool) usou a conta do Instagram para anunciar que não faz mais parte do elenco de Hellboy: Rise Of The Blood Queen, reboot da Lionsgate e Millennium da franquia Hellboy.

Skrein iria interpretar Major Ben Daimio, “um membro militar acidentado do Bureau for Paranormal Research and Defense que, devido a um encontro sobrenatural, pode se transformar em um jaguar quando irritado ou com dor”. O personagem é de descendência asiática nas HQs, o que gerou críticas pela não escolha de um ator com a mesma etnia.

Com isso, Ed Skrein soltou uma nota explicando que aceitou o papel sem saber disso e espera que sua decisão possa ajudar uma melhor representatividade nas telonas.

“Na última semana foi anunciado que eu iria interpretar o Major Ben Daimio no reboot de Hellboy. Eu aceitei o papel sem saber que o personagem nos quadrinhos originais era asiático. Aconteceram algumas conversas intensas e compreensivelmente incomodadas desde o anúncio, e eu preciso fazer o que sinto que é certo.

Está claro que representar este personagem de uma forma culturalmente correta tem significância para as pessoas, e que negar esta responsabilidade iria continuar uma preocupante tendência de apagar histórias e vozes de minorias étnicas nas Artes. Eu sinto que é importante honrar e respeitar isso. Então eu decidi sair para que o papel possa ter algo apropriado.

Representação de diversidade étnica é importante, especialmente para mim, já que eu tenho uma família mestiça. É nossa responsabilidade fazer decisões morais em tempos difíceis e de dar voz para a inclusão. Eu espero que um dia estas discussões se tornem menos necessárias e que nós possamos ajudar a tornar igualdade de representação nas Artes uma realidade.

Fico triste em deixar Hellboy, mas se esta decisão nos deixa mais próximo deste dia, vai valer a pena. Espero que faça a diferença.

Com amor e esperança,

Ed Skrein.”

David Harbour (Stranger Things) será o novo protagonista,  Ian McShane (o Sr. Wednesday de American Gods) será o Professor Broom e Milla Jovovich (Resident Evil) será Nimue, a Rainha de Sangue e Sasha Lane (Docinho da América) será Alice Monaghan. Neil Marshall (Westworld, Constantine, Game of Thrones) dirige a partir do roteiro de Andrew Cosby (Eureka), Christopher Golden e do criador Mike Mignola. Larry Gordon e Lloyd Levin produzem com Mike Richardson da Dark Horse Entertainment.

Criado nos  quadrinhos em 1993, Hellboy é um demônio invocado do inferno pelos ocultistas nazistas perto do fim da Segunda Guerra Mundial. Criado pelo professor Trevor Bruttenholm do Bureau for Paranormal Research and Defense, Hellboy passou a ser classificado como “O maior detetive ocultista do mundo”.

O primeiro filme do Hellboy chegou aos cinemas em abril de 2004 com Ron Perlman no papel-título e dirigido por Guillermo Del Toro.