Duna filme da Warner Denis Villeneuve Duna filme da Warner Denis Villeneuve

Duna | Denis Villeneuve está lutando para lançar o filme na data prevista

Divulgação

O diretor de Duna, Denis Villeneuve, admite que está lutando para concluir o filme antes da data de lançamento em dezembro. O impacto da pandemia de coronavírus em Hollywood vai muito além da infinidade de datas de lançamento que precisaram ser alteradas. Os projetos que estavam no meio da produção tiveram que entrar em hiato – alguns foram retomados recentemente. Obviamente, os extensos atrasos afetaram bastante a programação de filmagens de vários filmes e programas de TV, deixando o calendário de lançamento bastnate bagunçado.

Duna teve a sorte de encerrar a fotografia principal no ano passado, mas isso não impediu que fosse atingido pela pandemia. Como um épico de ficção científica em grande escala, Duna exige um extenso trabalho de pós-produção, incluindo refilmagens planejadas que estão agendadas para este mês. Por causa da crise da saúde, a equipe teve que se adaptar ao trabalho remoto, o que não está facilitando as coisas para Villeneuve.

Em uma entrevista para o CCTV (via IndieWire), Denis Villeneuve explicou como a pandemia tornou as coisas mais difíceis em Duna, com todos trabalhando em locais diferentes:

Eu estava planejando voltar e filmar alguns elementos mais tarde, porque queria reajustar o filme. Eu precisava de tempo. Na época, eu não sabia que teria uma pandemia… já estávamos voltando a fazer esses elementos. O impacto foi que isso acabou com minha agenda no momento. Vai ser uma corrida para terminar o filme na hora, porque nos foi permitido voltar a filmar esses elementos em algumas semanas… isso significava também que eu tinha que terminar alguns elementos do filme, como VFX e edição, estar em Montreal enquanto minha equipe ficou em Los Angeles.

Teremos que aguardar para ver se a Warner Bros. vai decidir adiar a estreia de Duna. Dependendo de quanto progresso Denis Villeneuve fizer nos próximos meses, pode ser mais fácil colocar um filme já concluído (como Mulher-Maravilha 1984) para ser lançado em dezembro e dar ao diretor mais tempo para terminar seu filme. Duna deve o início de uma nova série, já que uma sequência já está sendo escrita. É imperativo que seja de alta qualidade, portanto, fazer tudo de forma apressada para cumprir uma data de lançamento definida pode não ser a escolha mais inteligente.

Também não há garantia de que Duna possa sair em dezembro, mesmo que tenha sido terminado a tempo. Alguns acreditam que as salas de cinema permanecerão fechadas até meados de 2021 devido a questões de segurança e o desempenho das bilheterias dos primeiros filmes que serão lançados em meio à pandemia provavelmente ditará o restante da programação de 2020.