Dormir De Olhos Abertos
Divulgação
Dormir De Olhos Abertos
Divulgação

Dormir De Olhos Abertos é o novo filme da Sessão Vitrine Petrobras

“O filme é lindo e apresenta um ponto de vista sobre o Recife e sobre o Brasil, a partir do estrangeiro, nunca antes visto. Poliglota, contém graça, estranheza e Gal Costa”. Foi com essas palavras que o cineasta Kleber Mendonça Filho, responsável por O Som ao Redor e Bacurau, descreveu Dormir De Olhos Abertos, que chega aos cinemas no dia 11 de setembro pela Sessão Vitrine Petrobras.

O filme, dirigido pela alemã Nele Wohlatz, é produzido por Emilie Lesclaux ao lado de Kleber Mendonça Filho. A história segue o olhar de Kai, que vem de Taiwan passar férias do Brasil e conhece outros estrangeiros que pulam de cidade em cidade em busca de trabalho. Entre encontros e desencontros, ela se conecta com as histórias dessas pessoas — especialmente a de Xiaxin — e tenta decifrar um país e uma cultura muito diferentes dos seus.

Lançado mundialmente no Festival de Berlim, Dormir De Olhos Abertos saiu do evento eleito o melhor da seção Encontros, segundo a Federação Internacional de Críticos de Cinema, a Fipresci. Em seguida, fez um longo percurso com passagens por alguns dos festivais mais importantes do mundo, como IndieLisboa, Kárlovy Vary, San Sebastián, Mostra de Cinema de São Paulo e Festival do Rio, sua estreia nacional, com uma sessão apresenta por Kleber Mendonça Filho.

Para estrelar esta comédia silenciosa de mal-entendidos com uma dramaturgia bem longe do tradicional, Wohlatz recrutou atores iniciantes e profissionais, como o argentino Nahuel Pérez Biscayart, de 120 Batimentos por Minuto. O longa-metragem é falado em mandarim, português, espanhol, inglês e alemão.

Conteúdo relacionado

Críticas

Mais lidas