Blue Sky Studios Blue Sky Studios

Disney fecha o Blue Sky Studios, criador de Era do Gelo e Rio

Divulgação

A Disney está oficialmente fechando as portas da casa de animação Blue Sky Studios, a empresa por trás da franquia Era do Gelo e muitas outras, de acordo com o Deadline.

“Dadas as atuais realidades econômicas, após muita consideração e avaliação, tomamos a difícil decisão de fechar as operações de filmagem no Blue Sky Studios ”, disse um porta-voz do estúdio em um comunicado.

Fundado em 1987 por Chris Wedge, Michael Ferraro, Carl Ludwig, Alison Brown, David Brown e Eugene Troubetzkoy, o estúdio produziu 13 filmes em seus quase 34 anos de operação, começando com o filme de aventura familiar indicado ao Oscar de 2002, Era do Gelo, cujo o sucesso geraria uma franquia que consistia em quatro sequências, vários curtas-metragens, dois especiais de televisão e quatro videogames, com os filmes somando uma bilheteria bruta global de US $ 3,2 bilhões.

Fontes relatam que a decisão foi tomada enquanto a Disney enfrentava decisões economicamente difíceis de manter seus parques temáticos e cruzeiros marítimos fechados por conta da pandemia e concluiu que não seria capaz de manter um terceiro estúdio de animação além da Pixar e do Walt Disney Studios. O último dia de operação do Blue Sky Studios está definido para acontecer em abril e, embora chegue a notícia de que não há negociações para outro estúdio absorvê-lo, a Disney pretende explorar possíveis aberturas de posições em outros estúdios para os 450 funcionários da casa de animação de Connecticut. A Disney manterá o controle da biblioteca Blue Sky e IP.

O estúdio estava no meio da produção de uma adaptação do webcomic de fantasia Nimona, com apenas 10 meses restantes – o filme estava previsto para ser lançado em janeiro de 2022, mas fontes relatam o projeto dirigido por Patrick Osborne está chegando a um ponto final e não será mais lançado.

Outros filmes da Blue Sky incluíram Robôs, Horton e o Mundo dos Quem!, os filmes da franquia Rio, Reino Escondido, O Touro Ferdinando, Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme e o mais recente Um Espião Animal.