Diferenças entre a Gotham de The Batman e dos outros filmes do herói

Divulgação

O diretor Matt Reeves revelou uma série de novos detalhes sobre The Batman no DC FanDome, incluindo algumas dicas sobre a abordagem única do filme sobre a icônica Gotham City e como ela varia de retratos cinematográficos anteriores. The Batman embalará Gotham com uma extensa coleção de personagens clássicos de quadrinhos, interpretados por um elenco repleto de estrelas que inclui Robert Pattinson (O Farol), Paul Dano (Escape at Dannemora), Zoë Kravitz (Alta Fidelidade), Colin Farrell (Magnatas do Crime) e Jeffrey Wright (Westworld).

A abordagem profundamente estilizada de Reeves sobre o herói foi muito aguardada desde seu anúncio. O filme segue Pattinson como Bruce Wayne no segundo ano de sua busca para libertar Gotham de sua praga de crime e corrupção, com o Charada de Paul Dano servindo como o principal antagonista. A Mulher-Gato de Kravitz e o Pinguim de Farrell também terão destaque, criando uma “galeria desonesta” de personagens perigosos para enfrentar o Batman. Claro, Gotham em si é um personagem tão significativo para os mitos do Batman quanto qualquer vilão contra o qual ele lutou. O primeiro trailer de The Batman deu aos fãs um vislumbre da mais nova versão de Gotham City.

Durante um segmento de perguntas e respostas em seu painel virtual The Batman, um fã perguntou a Reeves o que esperar de sua versão de Gotham. O diretor disse que seu objetivo era fazer com que Gotham “parecesse com uma cidade americana na qual você nunca esteve”. Ele também prestou homenagem às versões dos filmes amados de Tim Burton e Christopher Nolan. Você pode ler sua citação completa abaixo:

A natureza e a história desse lugar são extremamente importantes para a nossa história e uma das coisas que eu realmente queria fazer – porque é o centro da história, especialmente a história da corrupção na cidade – era, eu queria apresentá-la de uma forma que fosse realmente desenvolvida. Eu queria que parecesse uma cidade americana na qual você nunca esteve. Quero dizer, outras iterações, obviamente a de Burton tinha cenários muito, muito teatrais, lindos e Nolan tinha a versão que ele criou em Batman Begins e era uma coisa particular, partes de Chicago e partes de Pittsburgh e o que nós estamos tentando fazer é criar uma versão dela que você nunca viu antes.

Reeves mencionou que um local específico do filme – Gotham Square – foi filmado em Liverpool, ao invés de uma área mais reconhecível como a cidade de Nova York, para criar uma aparência única de cidades reais. Ele também confirmou que os efeitos especiais vão modificar e adicionar elementos à arquitetura existente no local para criar Gotham.

Se o trailer for alguma indicação, The Batman trará uma quantidade substancial de estilo noir ao mundo do Cavaleiro das Trevas. Tomando as palavras de Reeves nesse contexto, sua Gotham provavelmente será menos realista do que a versão de Nolan, mas não tão colorida e teatral como a de Burton. Este meio-termo de combinar arquitetura impressionante do mundo real e modificação CGI estilizada é um bom presságio para o diretor, que usou a mesma estratégia com um efeito deslumbrante nos dois filmes mais recentes da franquia Planeta dos Macacos.

O aparente foco de The Batman na história de Gotham também é significativo e provavelmente irá influenciar a forma como a cidade é retratada nos dias atuais. Embora a linhagem do crime e da corrupção de Gotham seja uma parte essencial de cada história do Batman, o cenário do segundo ano do Batman apresenta uma oportunidade única de mostrar a maneira como esses personagens respondem ao passado da cidade e os papéis que desempenham na formação de seu futuro.