Deserto | Filme com Jeffrey Dean Morgan e Gael García Bernal ganha trailer de divulgação

Jeffrey Dean Morgan (o Negan de The Walking Dead) e Gael García Bernal (de Mozart in the Jungle) estarão juntos nas telas de cinema. Dirigido por Jonas Cuarón, Deserto acaba de ganhar um trailer oficial de divulgação.

O filme conta a vida de Moises (Bernal), que junto a um grupo de pessoas, tenta atravessar a pé a fronteira do México com os Estados Unidos. A vida dos viajantes cruza com Sam (Morgan), um solitário homem que patrulha a fronteira e se diverte em sua caça aos imigrantes. Lutando uns contra os outros e tentando vencer os perigos do deserto, eles terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem.

O personagem de Morgan foi inspirado no Minutemen Project, uma espécie de milícia armada que se autoproclama vigiante da fronteira entre Estados Unidos e México, acertando com armas de longo alcance os imigrantes que tentam cruzá-la. De acordo com a CNN, Deserto é “uma resposta cinematográfica ao discurso de Donald Trump”. Lançado pouco antes da eleição do novo presidente dos EUA, Jonas Cuarón declarou: “Meu desejo foi criar um filme que envolvesse o público de uma forma visceral, que fosse uma experiência catártica, e que ao mesmo tempo permitisse refletir sobre um tema tão complicado como a imigração.”.

O diretor usou como inspiração sua própria viagem pelo Arizona quando tinha 24 anos. O diretor comentou:

“Deserto é a versão ‘pés na terra’ de Gravidade. A conexão existe sem sombra de dúvida. O curioso é que eu escrevi Deserto primeiro, a primeira versão do roteiro tem mais de 8 anos, e na época pedi a opinião do meu pai. Quando leu, disse: “quero fazer algo assim”. Ele gostou do conceito – Como contar uma história sem diálogos convencionais e com 90 minutos de ação pura, mas que de uma maneira mais cinematográfica tocasse em muitos pontos relevantes. As duas têm um conceito parecido, mas como os ambientes são muito distintos, as histórias acabam sendo muito diferentes. Eu sempre digo que Gravity, por ser no espaço, acabou tocando em temas mais existenciais. DESERTO é a versão ‘com os pés na terra’, abordando questões mais geopolíticas e atuais.”.