Depois da Caçada gira em torno de Alma Imhoff (Julia Roberts), uma professora do departamento de filosofia de Yale e defensora de longa data das questões feministas, que não dá aulas nem leves e nem condensadas. Alma é uma mulher distante, temida e adorada por seus colegas e alunos. Ao entrar em uma sala de aula, ela simplesmente domina o ambiente. Em um jantar que oferece com seu marido psicanalista, Frederik (Michael Stuhlbarg), Alma não se sente menos à vontade e atrai a atenção de todos à vista, incluindo um jovem professor de filosofia, Hank (Andrew Garfield), que demonstra seus anos de amizade (e talvez mais do apenas isso) apoiando as pernas contra ela no sofá. Sentada ao lado está Maggie (Ayo Edebiri), uma doutoranda que dizem ser brilhante, embora tudo o que possamos discernir, observando-a se mexer, seja um anseio ansioso pela aprovação de Alma.
A conversa da festa é carregada de intelectualismo pretensioso, críticas intergeracionais e rivalidade entre os departamentos da faculdade. Será que Alma conseguirá estabilidade antes de Hank, sugere um convidado, de forma nociva, simplesmente porque não é um homem hétero, branco e cisgênero? Como os ventos progressistas do presente afetarão os ensinamentos de gênios problemáticos do passado? A roteirista, Nora Garrett, criou um simulacro hollywoodiano divertidamente florido de um mundo intensamente egocêntrico, com personagens que chegam a ser irritantes, mas charmosos e interessantes ao mesmo tempo.
Alma volta para casa uma noite e encontra Maggie esperando do lado de fora de sua porta com um olhar de angústia, precisando conversar sobre algo extremamente sério. Ela revela que depois da festa na casa da professora, Hank a acompanhou de volta ao seu apartamento, subiu para tomar uma bebida e, contra seus protestos, a agrediu sexualmente. Mas algo em seu diálogo soa como um sinal de alerta, como se ela estivesse descrevendo não o trauma de uma violação sexual, mas uma violação do protocolo moral. Ayo Edebiri, com os olhos arregalados e quase fantasmagóricos, parece ter sido instruída a agir como se estivesse mentindo.
Maggie pede o apoio de Alma, mas o que ouvimos soa menos como um pedido de ajuda e mais como um teste de lealdade entre as mulheres. Alma desvia do assunto, gera questionamentos e não mostra muita simpatia, ou seja, falha completamente no teste. A ideia da falta de confiabilidade de Maggie já foi plantada em uma cena inicial, no meio de uma festa, envolvendo um armário de banheiro e um envelope escondido convenientemente preenchido com recortes de notícias antigos sobre segredos obscuros do passado de Alma. Precisamos acreditar nas mulheres,mas e se houver alguma dúvida de que uma mulher em particular esteja dizendo a verdade?
Hank, desesperado para ouvir Alma, afirma que confrontou Maggie com evidências de plágio da parte dela e que sua acusação de estupro é puramente retaliatória. Alma tem que lidar com as consequências de negar apoio a Maggie, uma mulher negra e homossexual cujos pais são grandes doadores da universidade, mas também a possibilidade de perder Hank, um amigo de longa data que também é um rival profissional. Alma precisa decidir onde reside sua lealdade nesta crise interseccional, mas ela também é uma mulher com segredos e que carrega sua própria dose culpa. O único personagem que parece totalmente transparente é Frederik, que não consegue esconder o ressentimento por sua condição conjugal nada idela ou seu desprezo pelos bajuladores e mediocridades que se agarram à sua esposa.
Seria de se esperar que a tensão em Depois da Caçada girasse em torno da incerteza de Alma sobre quem está dizendo a verdade, mas isso é menos importante para ela do que a potencial ameaça à sua carreira que seu envolvimento nessa situação cria. E tem mais, Alma é atormentada por espasmos de dor abdominal, que a fazem ter violentos ataques de vômito. Em vez de consultar um médico ou procurar ajuda, ela se tornou uma viciada em analgésicos farmacêuticos e chega a falsificar receitas do bloco da Dra. Kim Sayers (Chloë Sevigny), a conselheira psiquiátrica da escola que por acaso é sua amiga. Grande parte do desenvolvimento da trama se relaciona com isso e com a luta de Alma para permanecer em seu cargo. Ela é uma personagem de egoísmo supremo que mina seus próprios interesses.
Ainda que explore questões atuais de justiça social, moralidade sexual e “cultura do cancelamento”, Depois da Caçada é um filme repleto de momentos confusos e artificiais. Há muitos momentos no filme que provavelmente deixarão os espectadores coçando a cabeça e se perguntando o que aconteceu. Tem uma história tensa e envolvente às vezes, mas pontilhada de artifícios e muitas perguntas vagas sem resposta e nunca para de lembrar o quão inteligente ele quer ser. É por isso que, no final, é um filme não tão satisfatório quanto alguns dos trabalhos anteriores do diretor Luca Guadagnino.
Da Amazon MGM Studios, Depois da Caçada estreia nos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro em 9 de outubro. O lançamento em outras cidades brasileiras será no dia 16 de outubro. A distribuição é da Sony Pictures.
Bom
Depois da Caçada é um drama de acusação sexual e intrigas acadêmicas, com personagens interessantes e uma trama que prende o espectador, ainda que seja repleto de momentos extremamente pretensiosos e outros um tanto confusos.