Dan Dan Dan: Evil Eye. Dan Dan Dan: Evil Eye.

Dan Da Dan: Evil Eye | Crítica

Caótico e bem-humorado, Dan Da Dan: Evil Eye mostra por que esse anime é tão único.
Divulgação.

É difícil não se empolgar ao falar de Dan Da Dan. Lançado em 2024, o anime acompanha as aventuras paranormais e sobrenaturais de Momo e Okarun, que ao longo da trama constroem um laço de afeto único. Seja pela premissa absurda ou pelo compromisso com a diversão, a produção rapidamente se tornou um fenômeno — a ponto de já ganhar sua versão para os cinemas.

Seguindo diretamente os eventos do último episódio da primeira temporada e dando o pontapé inicial para o segundo ano, Dan Da Dan: Evil Eye acompanha Momo, Okarun e Jiji em uma viagem à vila de Byakuya, conhecida por suas fontes termais e lendas urbanas. Lá, o trio se depara com mistérios que vão desde oferendas a deuses até um espírito maligno — o tal Olhar Maligno, entidade que assombra a casa de Jiji e leva qualquer um que se aproxime a cometer atos perturbadores.

A narrativa é caótica e dinâmica, e não perde tempo explicando demais: segue em frente com velocidade, diálogos expositivos e repetições que ajudam o público a compreender mesmo sem muito contexto. O enredo é simples, direto e fácil de acompanhar.

Visualmente, Dan Da Dan: Evil Eye é um espetáculo. Luzes, sombras, fluidez e criatividade estão presentes e provocam diferentes tipos de sentimentos. Assistir a essa produção em uma sala de cinema vale pela experiência visual sozinha. A animação é do estúdio Science SARU, que parece elevar ainda mais o nível nesta nova temporada.

Mas não é só a animação que impressiona. O filme se destaca tecnicamente em fotografia e direção. Aqui, esses elementos estão ainda mais refinados, com enquadramentos que remetem ao cinema clássico japonês, como em A Boneca Vampira, da Kadokawa Pictures. São referências que mostram por que a direção de Fuga Yamashiro e Abel Góngora merece tanto destaque.

A trilha sonora também recebe atenção especial. Atmosférica e sombria, ela constrói uma camada extra de imersão — e reforça o tom misterioso que o filme carrega.

Mesmo sendo um filme “incompleto” — afinal, sua história só será concluída na segunda temporada — Dan Da Dan: Evil Eye diverte por mostrar que, para ser diferente, basta ter criatividade e boas referências. Poucas produções conseguem fazer rir, chorar e empolgar ao mesmo tempo. Desde o primeiro episódio, esse anime provou que veio no modo turbo, e quer deixar seu nome marcado na história.

Dan Da Dan: Evil Eye está em cartaz com exclusividade na rede Cinemark.

4

Muito Bom

Com um espetáculo visual, criativo e impactante, Dan Da Dan: Evil Eye mostra o por que esse anime é um dos mais únicos da atualidade.