Crítica | WiFi Ralph – Quebrando a Internet faz homenagem ao mundo online

Em 2012 foi lançado Detona Ralph, longa de animação que contava a história do vilão do jogo Conserta Felix Jr: por anos Ralph fez o mesmo trabalho de destruição e um dia se cansou de ser o cara mau. Ele resolve então sair de seu próprio jogo e se aventurar em outros jogos do fliperama. Ralph vai para o jogo de tiro Missão de Herói em busca da medalha de herói e consegue ganhá-la. Após um ataque ele foge e acaba caindo no Corrida Doce, onde perde sua medalha que vai parar nas mãos da super fofa (e um pouco irritante) Vanellope Von Schweetz. Ralph causa uma confusão no jogo, o Rei Doce ordena sua prisão e também revela que Vanellope é um bug no jogo e não pode vencer uma das corridas ou fará com que todo o Corrida Doce seja destruído. Mas Ralph descobre que tudo não passa de um plano maléfico do Rei Doce, ele ajuda Vanellope a ganhar a corrida e salva todos os jogos do fliperama.

Seis anos depois de conseguir salvar o fliperama, Ralph e Vanellope são melhores amigos. Em WiFi Ralph – Quebrando a Internet, os dois continuam trabalhando em seus jogos e se encontrando todas as noites para tomar uma cerveja no bar, quando os jogos são desligados. Um dia, ocorre um acidente com o Corrida Doce e para salvar o jogo os heróis terão que se aventurar na internet. Ralph e Vanellope vão em direção ao wifi e se arriscam pelo mundo online para encontrar a peça que salvará o jogo de corrida.

A jornada pelo mundo da internet é muito bem sacada, você nunca verá um pop-up da mesma forma! Foram colocados dezenas de easter eggs nas cenas e é muito divertido encontrá-los. A Disney ainda aproveita para incluir seu império no mundo online: Vanellope é enviada ao site Oh My Disney, onde encontra vários personagens da Marvel, Pixar e Star Wars, com destaque para a cena das princesas que já havia causado muita repercussão quando foi lançado o trailer do longa.

Além disso são introduzidos novos personagens muito carismáticos para ajudar a dupla, com destaque para a destemida piloto Shank, pela qual Vanellope fica completamente encantada por conta de sua imprevisibilidade. E também para Yesss, a alma por trás do Buzztube, o famoso website de vídeos que dita tendências pela internet, que fará o possível para que Ralph se torne uma estrela dos vídeos virais.

Apesar de todos os easter eggs, memes e outras distrações, WiFi Ralph – Quebrando a Internet ainda consegue manter a essência, que é a amizade entre Ralph e Vanellope. A sequência passa uma mensagem ainda mais tocante do que seu antecessor, apesar de não se aprofundar tanto nas crises existenciais dos personagens quanto outras animações como Toy Story ou Divertidamente.

O visual bonito e colorido encantará as crianças, enquanto essa versão da internet recheada de cultura pop divertirá os mais velhos. Mas o filme não é só diversão, WiFi Ralph – Quebrando a Internet também mostra que a internet pode nos corromper, mostra o bullying por trás de comentários anônimos e o impacto que a tecnologia tem em nossas vidas.

WiFi Ralph – Quebrando a Internet chega aos cinemas brasileiros no dia 3 de janeiro.
Ps. Fiquem até o final, pois o filme possui duas cenas pós créditos.

3.5

Bom

O visual bonito e colorido de WiFi Ralph – Quebrando a Internet  encantará as crianças, enquanto essa versão da internet recheada de cultura pop certamente divertirá os mais velhos.