Crítica | Você Nem Imagina

Reprodução/Netflix

A Netflix disponibiliza uma penca de filmes e séries de drama teen. Uns valem a pena serem vistos, outros nem tanto. Você Nem Imagina é o novo lançamento do gênero e parecia mais uma produção genérica e sem brilho. Mas o drama adolescente foge dos clichês e com uma mensagem muito pertinente ao seu final.

15 anos após o lançamento de Livrando a Cara, a diretora Alice Wu retorna para seu segundo filme e demonstra ser bastante promissora no cargo.

Na trama, Leah Lewis vive Ellie Chu, uma estudante brilhante do ensino médio, mas que não é muito sociável com os colegas de classe. Sua interação se limita a ser paga para escrever redações em nome deles. O talento de Ellie chama a atenção de um jogador de futebol chamado Paul (Daniel Diemer). Paul não quer que ela escreva uma redação para ele; ele quer que ela escreva uma carta de amor para seu crush, Aster (Alexxis Lemire). Ellie reluta, mas antes que ela perceba, está completamente envolvida na situação enquanto se torna mais próxima de Paul no processo.

Entre o primeiro e até a metade do segundo ato de Você Nem Imagina, a narrativa segue os esteriótipos do típico filme de uma menina nerd, antisocial e que ajuda um jogador bobão para se dar bem. Isso já foi visto em muitos filmes.

Mas, o drama se mostra maduro o bastante para discutir temas sobre LGBTQ, amadurecimento e sair da zona de conforto. Vivendo em uma cidade pequena e conservadora, Ellie vive reclusa e sem mostrar o seu brilho devido as regras impostas pelos locais. Falta a ela um impulso, que nasce durante o relacionamento com Paul e com Aster.

Leah Lewis é a grande revelação! Sua performance cativa e inspira aqueles que estão passando por uma situação semelhante a dela. Sua amizade com Paul cresce lentamente, motivando-a se abrir e abraçar as coisas que antes estavam foram de cogitação em sua vida. É um processo de amadurecimento da personagem que comove e emociona quando atinge seu ápice, graças às nuances do trabalho de Lewis e a espontaneidade que transmite com Ellie ao longo do filme.

Daniel Diemer faz de Paul a figura clássica do boboca, mas o ator apresenta carisma e conquista pelo esforço do personagem em demonstrar sentimentos. Faltava a Paul conhecer alguém com a personalidade de Ellie, que o motiva a sair das sombras. A amizade entre os dois que nasce de uma carta fake, apresenta os altos e baixos por serem jovens se conhecendo, terminando de forma pungente.

O arco de Aster é limitado. Apesar do pouco espaço, a jovem busca se libertar e abraçar quem ela realmente quer ser. Alexxis Lemire aborda o papel com grande sinceridade, fazendo qualquer um se apaixonar por ela. Porém, a jovem está encarando uma luta interna e a conhecemos de verdade quando abre seu coração para Ellie, em uma linda cena de duas garotas expondo seus anseios.

O ato final mostra a competência de Wu como cineasta. Da forma mais sensível, ela estabelece a câmera nos três personagens principais, em um momento de lavar a roupa suja dentro de uma igreja. Uma decisão ousada da diretora. Mas a cena faz todo o sentido ao se passar dentro de um ambiente conhecido por impor regras sobre quem devemos amar ou quem devemos ser. Evitando polêmicas com religião, Wu sabe exatamente como tornar esses diálogos extremamente naturais.

Você Nem Imagina não é uma comédia romântica simples, com um final fácil “eles ficarão felizes para sempre”. É um estudo de caráter. O amor é complexo e estamos condicionados a acreditar no conceito de “o único”. Alice Wu mostra que existem muitos obstáculos. Antes de encontrar seu par ideal, seja inexperiente, tenha medo, sorria e chore. Não há uma maneira certa de amar.

4

Ótimo

Você Nem Imagina não é uma comédia romântica simples, com um final fácil “eles ficarão felizes para sempre”. É um estudo de caráter. O amor é complexo e estamos condicionados a acreditar no conceito de “o único”. Alice Wu mostra que existem muitos obstáculos. Antes de encontrar seu par ideal, seja inexperiente, tenha medo, sorria e chore. Não há uma maneira certa de amar.