Crítica | Verdade ou Desafio não soube aproveitar o potencial que o jogo poderia ter

A Blumhouse Productions tem lançado vários títulos de sucesso nos últimos anos, com foco em filmes de baixo orçamento, geralmente de terror ou suspense – entre eles Fragmentado, A Morte Te Dá Parabéns e o vencedor do Oscar Corra! A nova aposta da produtora é o longa totalmente focado no público adolescente Verdade ou Desafio.

O Filme

Verdade ou Desafio conta a história de um grupo de amigos que viajam ao México durante um feriado prolongado como uma forma de despedida antes da formatura. Olivia (Lucy Hale), a mais boazinha do grupo, é abordada em um bar por Cater (Landon Liboiron) e é convencida a ir para um local abandonado com seus amigos para jogarem verdade ou desafio. O jogo acaba despertando algo maligno que persegue o grupo mesmo depois das férias acabarem, eles são obrigados a contar seus segredos mais sombrios ou enfrentarem desafios terríveis para sobreviverem. A regra é simples, porém cruel: fale a verdade ou morra, faça o desafio ou morra, e se parar de jogar, também morre.

A direção do longa ficou por conta de Jeff Wallow (Kick-Ass 2), que também co-escreveu o roteiro com Michael Reisz (Caçadores de Sombras) e Jillian Jacobs (Big Brother).

Divulgação/Blumhouse

O elenco

Composto por vários atores queridinhos de séries e filmes adolescentes de sucesso, temos como protagonistas Lucy Hale de Pretty Little Liars e Tyler Posey de Teen Wolf. O elenco é na verdade o ponto forte do filme, a amizade entre o grupo é crível e o público mais jovem certamente irá se identificar com esses personagens principalmente pelo uso da tecnologia – eles não largam seus celulares já que estão sempre usando aplicativos como Snapchat e Facebook – e dos dramas românticos típicos de quem está saindo da adolescência.
Violett Beane (Flash). Nolan Gerard Funk (Espetacular!), Sophia Taylor Ali (Bad Kids of Crestview Academy, Hayden Szeto (The Edge of Seventeen), Aurora Perrineau (Jem and the Holograms) e Landon Liboiron (Hemlock Grove) completam o elenco jovem do longa.

Divulgação/Blumhouse

O que achamos?

Como podemos ver pelo próprio trailer, Verdade ou Desafio não é muito original, os fãs do gênero de terror devem ter lembrado imediatamente do filme Corrente do Mal ao ver que uma espécie de entidade do mal seguiria os participantes do jogo, também já vimos algo parecido na franquia Premonição e tantos outros. Além disso já vimos o jogo dando errado no britânico Consequência Mortal de 2012.

De qualquer forma, faz sentido transformar o jogo de verdade ou desafio em um filme de terror, já que normalmente os participantes ficam receosos de revelar seus segredos ou morrendo de medo em relação ao que serão desafiados a fazer. Infelizmente, não souberam aproveitar o potencial que essa premissa poderia ter.

Os efeitos utilizados quando alguém está “possuído” pelo jogo beiram o ridículo, o filme teria mais credibilidade se eles fossem deixados de lado, se a intenção do efeito era de ser assustador, eles não conseguiram. A fotografia e trilha sonora não são ruins, mas são bastante genéricas e não chegam a chamar atenção de forma positiva. Apesar disso, acontecem situações tão absurdas com diálogos mais absurdos ainda, que acabam levando o público ao riso. Verdade ou Desafio é bobo, mas não chega a ser entediante e certamente tem apelo com o publico mais jovem.

Verdade ou Desafio tem distribuição pela Universal Pictures e entra em cartas nos cinemas brasileiros no dia 3 de maio

  • Ruim
2

Resumo

Verdade ou desafio não é assustador, não é tenso, não é inovador, mas tem situações tão absurdas que chega a ser divertido e certamente tem apelo com o público mais jovem por conta de seu elenco.