Crítica | Terra Selvagem mistura suspense, drama e emoção da melhor maneira possível

Taylor Sheridan já pode adicionar o cargo de diretor ao currículo! O cineasta assumiu a liderança e o roteiro de Terra Selvagem, e salvo algumas ressalvas, o filme é uma ótima produção! Tivemos a oportunidade de assistir o longa durante o Festival do Rio, e foi um belo começo.

Jeremy Lee Renner retorna aos cinemas como personagem central, mas a figura aventureira do Gavião é deixado de lado desde os primeiros momentos, dando lugar a um homem sombrio e enigmático, e que permanece traumatizado por um fantasma do passado. Vivendo em um local tomado pelo frio, Cory Lambert mantém sua rotina pacata e sem muitas emoções – caso você considere caçar leões algo sem emoção -, até que um corpo conhecido surge em sua busca diária no gelo. A morte de Natalie transforma a vida de todos na reserva indígena, principalmente a de seus pais. Lambert por outro lado é obrigado a vivenciar a terrível sensação de Déjà vu após a morte da filha, trazendo a tona lembranças ruins e conturbadas. A narrativa começa a tomar forma e deixar claro seu objetivo principal, assim como demonstra ao público o tipo de produção que virá pela frente. O drama familiar que preencheu os minutos iniciais é deixado brevemente em segundo plano, dando espaço a um tenso e instigante suspense policial.

A agente do FBI Jane Banner, vivida por Elizabeth Olsen, é escalada para investigar o homicídio, enfrentando uma brusca mudança de cenário, uma vez que teve de sair de Las Vegas direto para um dos pontos mais frios dos Estados Unidos. Sofrendo o preconceito dos nativos por ser da cidade, ela precisa provar a eles – e a si própria – que estão errados e que consegue dar conta de todo o frio, gelo e complicações internas.

Divulgação

O desenvolvimento da história está centralizado na vida de cada personagem, principalmente a medida que suas histórias pessoais vão sendo reveladas. Em meio a tantas políticas segregacionistas no país, nos deparamos com uma produção necessária e preocupante, que veio para abrir os olhos de seu espectador em relação ao descaso para com os indígenas. A mensagem que estampa o final do filme é chocante, nos mostrando até que ponto vai o respeito entre os seres humanos. Durante o ano, milhares de aldeias americanas são dizimadas e sua população exterminada…e nada aparece na mídia. Para nós brasileiros pode parecer algo fora de nossa alçada, mas devemos olhar para nosso próprio umbigo e lembrar que o mesmo acontece há anos em nosso país. Crescemos aprendendo a valorizar a cultura indígena e compreendemos que foram eles os primeiros habitantes do Brasil. O tempo passa, somos dominados pela mídia e pela capitalização, e é necessário um filme para nos trazer de volta a nossas origens.

A única crítica que tenho em relação ao filme de Sheridan é em relação a sua duração. O roteiro é bem trabalhado, mas entrega a solução do crime de maneira muita rápido, mal dando espaço para o espectador tentar adivinhar o assassino. Em questão de momentos temos toda a cena desenvolvida, o crime solucionado e os responsáveis capturados. O diretor poderia ter alongado mais um pouco a narrativa, criando a sensação de ansiedade e curiosidade em quem estivesse assistindo. Além disso, o personagem de Jon Bernthal é dispensável e ter um rosto conhecido naquele momento não era necessário. O ator não encontra tempo para exercer tudo aquilo que sabemos ser capaz, mas nos poucos minutos em que aparece na tela faz o que lhe foi pedido.

Para concluir, não há dúvidas de que Terra Selvagem é um ótimo filme, com um elenco excelente e que poderia ter durado um pouco mais. Caracterizando um cenário esquecido e ignorado por muitos, o longa abre nossos olhos para o descaso sofrido por populações indígenas em todos os lugares do mundo. Além de mostrar ao público um pouco de respeito ao próximo, a produção possui uma bela fotografia e um enredo de suspense cativante – mesmo que acabe rapidamente. Taylor Sheridan confirmou seu talento como roteirista e cineasta da maneira mais clara possível, nos entregando algo de tirar o fôlego e cheio de surpresas.

  • Muito Bom
4

Resumo

Não há dúvidas de que Terra Selvagem é um ótimo filme, com um elenco excelente e que poderia ter durado um pouco mais. Caracterizando um cenário esquecido e ignorado por muitos, o longa abre nossos olhos para o descaso sofrido por populações indígenas em todos os lugares do mundo. Além de mostrar ao público um pouco de respeito ao próximo, a produção possui uma bela fotografia e um enredo de suspense cativante – mesmo que acabe rapidamente. Taylor Sheridan confirmou seu talento como roteirista e cineasta da maneira mais clara possível, nos entregando algo de tirar o fôlego e cheio de surpresas.