Sierra Burgess é uma Loser Sierra Burgess é uma Loser

Crítica | Sierra Burgess é uma Loser, a nova comédia romântica da Netflix

A Netflix parece ter encontrado o pote de ouro no fim do arco íris. Basta observarmos os lançamentos recentes para sabermos que certamente o streaming está apostando num gênero de filmes. Recentemente fomos agraciados com duas comédias românticas previsíveis, daquelas que aquecem o coração. Para Todos os Garotos que Já Amei e Barraca do Beijo chegaram para nos mostrar que, embora saibamos o final, ainda é possível acreditar em contos de fadas no século XXI. A nova aposta da Netflix, entretanto, traz uma bela lição junto ao romance bobo tradicional. A razão para tal pode estar no fato de Sierra Burgess é uma Loser ter sido inspirada na peça de Cyrano de Bergerac, um escritor francês do século XVII. Na peça, o escritor traz um pouco sobre os problemas que enfrenta consigo mesmo. Após assistir a produção da Netflix, você certamente irá encontrar semelhanças com essa informação.

O Filme

É provável que você já tenha adivinhado o nome da protagonista do filme. Sierra Burgess, interpretada por Shannon Purser de Stranger Things, enfrenta os desafios de ser uma adolescente “fora do padrão”. Ela não é magra, não se considera bonita e está longe de se encaixar nos padrões da escola. Enquanto as meninas estão preocupadas em serem líderes de torcida, Sierra segue sua vida de nerd. Seguindo os pré-requisitos de uma comédia romântica adolescente, ela se apaixonada por um dos meninos populares. Atleta de futebol americano da escola vizinha, Jamey (Noah Centineo) conquista todos os corações por onde passa.

Após uma confusão envolvendo a menina mais popular da escola, Jamey e Sierra começam a conversar diariamente. Além de bonito, o menino é gentil e carinhoso, e se apaixona por uma versão de Sierra que ele não sabe que existe. Mas quando tudo precisa ser esclarecido, o mundo da protagonista desaba, e ela precisa rever os verdadeiros valores da vida. Ao lado do melhor amigo Dan (RJ Cyler) e de uma amizade recém adquirida com Veronica (Kristine Froseth), Sierra redescobre o ensino médio.

Sierra Burgess é uma Loser
Reprodução/Netflix

O Que Achamos de Sierra Burgess é uma Loser?

Não há como julgar o filme como julgaríamos um material digno de um Oscar. Sierra Burgess é uma Loser cumpre muito bem seu papel dentro o gênero ao qual corresponde. A história é previsível do início ao fim, o que tira um pouco do elemento surpresa que só aumentaria o nível de qualidade do filme. Mas temos aqui um casal de protagonista cativante, que não irá demorar para cair nas graças do público. O diretor Ian Samuels soube seguir a fórmula exigida por uma comédia romântica adolescente, e teve como resultado um novo sucesso. Além disso, Samuels foi inteligente ao inserir cenas engraçadas, proporcionando um alívio cômico ao clima exacerbado de romance.

O ritmo desenvolvido desde o início do filme é estável, sem muitos altos e baixos. Contudo, uma vez iniciada a reprodução, é quase impossível deixar de assisti-la até o final. Quando o roteiro começa a fugir dos clichês e entra no mundo complicado de Sierra, a produção é encerrada com chave de ouro. Sierra Burgess é uma Loser é agradável a todos os públicos, mas ganhará destaque entre os adolescentes. A forma como a trama foi desenvolvida se tornou importante para muitos que, assim como Sierra, enfrentam os desafios de estarem fora dos padrões da sociedade. Por fim, o que temos é uma produção mediana, mas com um conjunto aceitável e agradável.

Sierra Burgess é uma Loser
Reprodução/Netflix

O Elenco

Shannon Purser caiu nas graças do público logo em sua primeira aparição em Stranger Things. Mesmo que Barb não tenha durado muito na série, os fãs nunca deixaram de pedir por seu retorno. Após assumir um papel semelhante em Riverdale, já estava na hora de acreditarem no talento da atriz para assumir um protagonismo. E Sierra Burgess caiu como uma luva. Purser se mostra extremamente confortável como a protagonista, nos fazendo esquecer que ela está interpretando. Sua atuação foi fundamental para o resultado positivo do filme.

Não há dúvidas de que Noah Centineo é o nome da vez. O ator já era conhecido pelos fãs de The Fosters desde 2015, mas foi como Peter Kavinsky que ele se tornou um galã adolescente. Embora seu papel em Sierra Burgess é uma Loser seja praticamente o mesmo de seu trabalho anterior, Noah não decepciona. O rostinho de bom moço o torna perfeito para o papel de Jamey, ao passo que não tira o destaque da verdadeira protagonista. Centineo adiciona mais uma produção de sucesso em seu currículo, sem esforços.

Por fim, dois outros nomes merecem destaque no filme. RJ Cyler e Kristine Froseth ajudam a compor o quarteto de amigos que estampa o pôster de divulgação. Enquanto ele proporciona boas risadas ao público, Froseth surpreende ao interpretar Veronica. Começando como uma vilã tradicional de comédias românticas envolvendo o ensino médio, sua personagem se transforma gradativamente. Ao final, nos pegamos torcendo pela felicidade de Veronica (mais até do que a de Sierra, confesso).

  • Bom
3