Será Que?

Relacionamentos amorosos nunca serão um mar de rosas, principalmente, no que diz respeito, ao início de um romance. Há sempre aquelas perguntas que perduram durante o começo da paquera. A grande questão é se aquela pessoa está disponível ou não. Quando o ‘não’ fica claro, resta a dúvida se uma amizade pode nascer dali ou se os sentimentos podem atrapalhar. Com a absoluta certeza, alguém já precisou lidar com a situação de acabar se apaixonando pelo melhor amiga(o) e o medo de perder essa amizade por conta disso.

Essa é a dinâmica de Será Que?, comédia romântica dirigida por Michael Dowse sobre o casal Wallace (Daniel Radcliffe) e Chantry (Zoe Kazan), que se conhecem durante um encontro de amigos em comum. Wallace logo se interessa pela jovem, que acaba revelando que está em um relacionamento com Ben (Rafe Spall). Enxergando-o de início como um amigo, Chantry propõe que os dois continuem se encontrando como amigos, enquanto seu atarefado namorado viaja em trabalho para a ONU.

Apesar de abordar um tema já visto anteriormente em alguns filmes, como o marcante Harry e Sally, o roteiro de Elan Mastai, que adapta a peça Toothpaste and Cigars, de T.J. Dawe e Michale Rinaldi, aposta nos diálogos rápidos e sempre aproveitando o humor e a espontaneidade de seu elenco.

Zoe Kazan e Daniel Racliffe podem até não ser brilhantes como Meg Ryan e Billy Crystal em Harry e Sally – Feitos um para o Outro, mas apresentam carisma e uma boa sintonia juntos. É fácil se identificar com o dilema dos dois pela naturalidade em que cada um enfrenta a relação de uma verdadeira amizade. Porém, é inevitável que a sintonia vai se tornando um algo a mais quando um vai conhecendo as qualidades e defeitos do outro.

O roteiro de Mastai acerta em mostrar uma situação enfrentada no cotidiano. Chantry gostaria que Ben fosse como Wallace, um alguém atencioso que a escuta e está sempre disponível quando ela precisa. Ben não percebe que pouco está presente por conta do trabalho e apesar de gostar bastante de sua namorada, não percebe a distância imensa que há entre os dois. Distância essa que não existe entre Chantry e Wallace, que estão sempre juntos buscando superar suas dificuldade um com o outro. Radcliffe faz um ótimo em mostrar essa dificuldade de Wallace em lidar com os sentimentos e o medo de perde-la se deixar isso transparecer.

Quem merece bastante destaque é Adam Driver, que interpreta Allan, o melhor amigo de Wallace. O ator em ascensão depois da série Girls e do excelente filme Frances Ha, proporciona os melhores diálogos do longa ao dar seus “conselhos” para o amigo.

Será Que? é uma comédia romântica competente e agradável de se ver pela simplicidade do roteiro, que aposta em muitas referências a cultura pop e diálogos sarcásticos. Um filme envolvente sobre as dificuldades de ser ou não sincero em relação aos sentimentos.

Comentários

Notícias relacionadas