Crítica | O Homem nas Trevas domina com eficiência cenas de tensão e suspense

Stephen Lang stars in Screen Gems' horror-thriller DON'T BREATHE.

poltrona-o-homem-nas-trevas-posterO diretor uruguaio Fede Alvarez ganhou notoriedade após realizar o incrível curta Ataque de Pânico (2009), chamando a atenção em Hollywood. Sua estreia no cenário estadunidense foi com o excelente A Morte do Demônio, apadrinhado por Sam Raimi.

Alvarez mostrou inovação ao instigar o público e dominar com eficiência cenas de tensão e suspense. O Homem nas Trevas, seu segundo filme americano, consegue ser envolvente, apesar de um tom mais exagerado. Contudo, garante atenção total em 90 minutos de fita.

A trama segue três jovens ladrões (Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto), que realizam roubos pontuais em residências, sempre certificando de que não há ninguém no local. O trio decide realizar um último golpe, que parecia ser fácil. O morador (Stephen Lang) é um veterano de guerra cego, que acabara de receber um grande quantia em dinheiro. Ao adentrar no local, os ladrões percebem que não será uma tarefa fácil, quando o morador guarda segredos obscuros.

Alvarez, que também foi responsável pelo roteiro, apresenta algumas referências a clássicos do gênero como Um Clarão nas Trevas (1967). Assim como o citado, ele cria uma linha narrativa imprevisível. Porém, ele peca em criar algumas cenas que beiram ao absurdo.

Da metade do filme para o final, os personagens mais parecem X-Men. São alvejados por tiros, estilhaços, caem de uma altura considerável, sofrem pancadas que deixaria qualquer um com traumatismo craniano e, em coma, mas se levantam como se estivessem tudo bem. A experiência de suspense e terror, acaba em dado momento, dando lugar para a comédia devido a esse exagero.

Contudo, a produção mantém um ritmo alucinante e cria uma interessante inversão de papeis. Os ladrões se transformam nas vítimas e o senhor cego se torna o vilão.

No mais, O Homem nas Trevas é um filme que vai deixar o espectador angustiado, o que é um bom sinal para uma produção do gênero suspense. Fede Alvarez inicia da melhor maneira sua trajetória em Hollywood, comprovando ser um diretor inovador.

  • Bom
3

Resumo

No mais, O Homem nas Trevas é um filme que vai deixar o espectador angustiado, o que é um bom sinal para uma produção do gênero. Fede Alvarez inicia da melhor maneira sua trajetória em Hollywood, comprovando ser um diretor inovador.