Me Chame Pelo Seu Nome filme drama Me Chame Pelo Seu Nome filme drama

Crítica | Me Chame Pelo Seu Nome: Uma sincera e sublime aventura sobre descobertas

Divulgação

Inspirado no livro de André Aciman, Me Chame Pelo Seu Nome arrancou elogios da crítica durante sua exibição no Festival de Toronto em 2017. Com isso, o drama se tornou um forte candidato ao Oscar nas principais categorias. O motivo está nas incríveis atuações de Timothée Chalamet e Armie Hammer, o último uma grata surpresa. Hammer ficou marcado por ser “só mais um rostinho bonito em Hollywood” com atuações bem abaixo da média. Aqui, o ator usa sua elegância de forma eficiente e conquista na primeira cena com o carisma de Oliver, seu personagem.

Contudo, os holofotes ficam com Chalamet, ator em ascensão que demonstra uma maturidade para poucos atores de sua idade. A jornada de amadurecimento de Elio, um adolescente ainda ingênuo sobre o mundo, é cativante e emocionante.

A trama se passa em 1983 no interior da Itália, onde Elio e seus pais passam uma temporada de férias ao redor de muita arte e toda a beleza napolitana. O pai de Elio, vivido por Michael Stuhlbarg, é um especialista em cultura grego-romana. Ele recebe o acadêmico Oliver (Hammer) para ajuda-lo em sua pesquisa e trocarem conhecimento. Oliver e Elio se aproximam e percebem que tem muito mais em comum do que imaginam.

Dirigido por Luca Guadagnino (100 Escovadas Antes de Dormir), a história é muito mais do que um romance gay. Elio e Oliver vivem uma sincera amizade, onde motiva Elio a buscar outras experiências e sair da zona de conforto que estava. Além de ler e estudar partitura, há um mundo inteiro pela frente esperando por ele. A sequência final do filme traz o momento mais belo quando Michael Stuhlbarg entrega uma incrível performance no diálogo entre pai e filho. “Não desgaste seu coração, aproveita a felicidade que você sentiu”, diz ele.

É isso que o longa de Guadagnino se trata. Aproveitar suas experiências, e não julga-las. Me Chame Pelo Seu Nome é uma sincera e sublime aventura sobre descobertas, que nem sempre são simples. Às vezes trazem consequências dolorosas, mas o final do filme deixa claro que nada é proveitoso sem nunca antes ter vivido. Não lamente. Viva.

4

Ótimo

Me Chame Pelo Seu Nome é uma sincera e sublime aventura sobre descobertas, que nem sempre são simples. Às vezes trazem consequências dolorosas, mas o final do filme deixa claro que nada é proveitoso sem nunca antes ter vivido. Não lamente. Viva.