Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Crítica | Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo e a diversão dos musicais

No dia 12 de setembro de 2018, comemorou-se dez anos desde o lançamento de Mamma Mia! Trazendo um elenco de peso, uma história bem desenvolvida e músicas cativantes, a produção não encontrou dificuldade para emplacar. A trama foi pensada para ter um início, um meio e um fim, tornando qualquer continuação desnecessária. Entretanto, dez anos depois nos pegamos ansiosos para assistir a Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo. Com o retorno do elenco principal do filme e a adição de novos rostos, o longa traz de volta o clima do primeiro filme. E mesmo que não houvesse a necessidade de uma continuação, o novo filme é bom. Irá aquecer o coração dos fãs de 2008, ao passo que introduzirá a história para os novos fãs.

A história

É provável que sua primeira lembrança de Mammia Mia! seja a personagem de Meryl Streep. Infelizmente, logo no começo da história descobrimos que Donna faleceu há um ano. Em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, Sophie (Amanda Seyfried) ainda está sofrendo o luto pela morte da mãe. A saudade motivou a menina a seguir o sonho de Donna, e por isso, ela está prestes a inaugurar o hotel Bella Donna, na Grécia. Como se cuidar da organização de uma festa não fosse suficiente, ela ainda enfrenta problemas no casamento com Sky (Dominic Cooper). E enquanto Harry (Colin Firth) e Bill (Stellan Skarsgård) vivem suas próprias vidas conturbadas, Sophie só tem Sam (Pierce Brosnan) ao seu lado. A perda da esposa não lhe fez bem, mas Sam permaneceu na Grécia com Sophie.

Ao passo em que a história no presente se desenvolve, o filme nos leva a 1979. Donna, então interpretada por Lily James, resolve largar tudo e embarcar em uma aventura pela Grécia. Ela acredita que lá estará seu destino, mesmo que tenha que viver algumas experiências antes. O longa nos apresenta a versão jovem de Harry (Hugh Skinner), Bill (Josh Dylan) e Sam (Jeremy Irvine), assim como das melhores amigas Rosie (Alexa Davies) e Tanya ( Jessica Keenan Wynn). E visto que Donna não está mais viva no presente, cabe aos momentos antigos animais o filme. Com intérpretes perfeitos para cada papel, realmente temos a sensação de que voltamos no tempo. Os mais jovens encaram o desafio de serem protagonistas, e o fazem facilmente.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
Reprodução

O Elenco

Mesmo que já tenham se passado dez anos, temos a sensação de que o filme parou no tempo. Salvo algumas expressões que entregam o envelhecimento dos atores, todos retornam aos seus papéis como se nunca tivessem saído deles. Mas uma vez que o grande enfoque da produção está no ano de 1979, esse é o elenco que mais merece destaque. Alexa Davies e Jessica Keenan Wynn são igualmente hilárias a suas personagens mais velhas. A semelhança física é impressionante, mas acima de tudo, os gestos e trejeitos são extremamente parecidos. Nos faz querer ser parte do grupo das Dínamos – pelo menos eu quis.

Lily James, por sua vez, é a alma do filme. Assim como Meryl Streep assumiu as rédeas da primeira produção, a menina traz toda a atençaõ do filme para si. Não é fácil interpretar uma versão mais jovem de Streep, e tal pressão parece não ter afetado o desempenho de James. A menina se desenvolve com facilidade e graciosidade, sem exageros ou atitudes superficiais. Além de ter uma voz igualmente encantadora.

Amanda Seyfried repete a atuação do primeiro filme. Em Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo, a jovem tem mais chance de se destacar, visto que não tem de dividir cena com Meryl Streep. Entretanto, Sophie permanece com uma atuação morna e sem muito destaque (o que não é algo negativo). Ao seu lado, Christine Baranski e Julie Walters mais uma vez dão um show de atuação. Elas são as responsáveis por matar nossa saudade de Mamma Mia!, principalmente quando contracenam com Firth e Skarsgård. Por fim, a participação de Cher no final coroa a produção com chave de ouro. No papel de Ruby Sheridan, ela nos mostra o porquê de ser considerada a maior diva musical de todos os tempos.

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
Reprodução

Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Embora tenha chegado uma década depois, o filme funciona muito bem. Com um roteiro construído em cima das músicas do ABBA, o longa trouxe uma nova versão dos clássicos do primeiro filme, além de adicionar novos sucessos no enredo. Por estarmos diante de um musical, é preciso saber que pessoas começarão a cantar em uma cena aleatória. Contudo, tais performances não acontecem de forma forçada, e todas as músicas se encaixam corretamente. Até mesmo a canção adicionada para que Cher tivesse seu momento de brilhar foi uma boa jogada. Trouxe o momento icônico da diva do pop que o filme precisava, visto que Mery Streep quase não apareceu.

Há quem diga que Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo não conseguiu superar o primeiro filme, e realmente não o fez. Entretanto, a ideia central do longa não deve ser essa, mas sim uma forma de homenagem. A produção de 2008 foi um enorme sucesso, principalmente pela personagem de Streep. Com a continuação, a trama se mostrou forte o suficiente para seguir sem ela. Para os fãs saudosos, ter a chance de cantar as músicas novamente é maravilhoso. Além disso, novas faixas entraram entre nossas favoritas do ABBA. Há quem mencione um possível terceiro filme, mas podemos ter que esperar dez anos até lá. Então por enquanto, estamos bem contemplados com Mamma Mia! e Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo.

3

Bom

Dez anos depois, nos pegamos ansiosos para assistir a Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo. O longa traz de volta o clima do primeiro filme, com uma adição incrível do elenco jovem da trama.