Crítica | LEGO Batman: O Filme é maravilhoso, inspirador e um dos melhores do herói já feitos

Como fã de Batman, sempre estarei esperando boas adaptações do Homem-Morcego ao cinema. Nunca imaginei que uma das melhores versões do vigilante de Gotham seria um derivado de Uma Aventura LEGO (2014), animação que surpreendeu sobre os famosos brinquedos de montar. Batman foi a grande surpresa daquele filme porque foi além das piadas com o jeito solitário e egocêntrico do personagem, há uma carga emocional ali que o filme solo consegue explorar com eficiência.

Dirigido por Chris McKay, LEGO Batman: O Filme tem uma pegada mais leve que os live-action, o que já era de se esperar. Porém, mesmo destinado ao público infantil, o filme jamais desrespeita o legado do herói como fizera Joel Schumacher (Batman Forever, Batman & Robin) e agora, Zack Snyder com Batman vs Superman. Por sinal, essas duas versões rendem divertidas piadas (alfinetadas).

Toda a mitologia que fez de Batman um dos heróis mais populares está presente na animação. O trauma da morte dos pais, a solidão e a tristeza de não ter uma família é vista no filme. Nesta versão, Bruce Wayne acaba sendo uma figura egocêntrica, que acredita que não precisa de ninguém. Daí que Alfred surge como uma figura paternal para aconselha-lo.

Na trama, Batman leva uma vida solitária capturando bandidos e salvando Gotham City. Ele acaba assumindo o posto de celebridade, pois sempre é o centro das atenções. Contudo, esse posto fica ameaçado quando o comissário Gordon se aposenta e a filha Barbara Gordon assume o lugar. A jovem e destemida implementa métodos para que a polícia não seja mais dependente do Batman, já que a onda de crimes continua a aumentar diante das intervenções do Homem-Morcego. Além disso, o vilão Coringa elabora um plano motivado pela decepção de não ser reconhecido pelo Batman como seu grande arquinimigo.

LEGO Batman: O Filme está repleto de piadas, algumas delas podendo passar desapercebidas. Os mais atentos perceberão o prato cheio de fan services, pois muitos personagens da marca Warner Bros. surgem ou são mencionados. Sobrou até para o Michael Jackson. O mais bacana é que o humor usado não é apelativo ou grosseiro.

No plano estético, o visual maravilhoso de Uma Aventura LEGO é transportado para o LEGO Batman: O Filme, com incríveis paisagens urbanas de Gotham City, utilizando muito bem as cores. Contudo, o 3D é desnecessário porque não carrega a profundidade das cenas de ação. Aquela velha história da conversão que, por muitas vezes, estraga a experiência cinematográfica.

O longa presta tributo aos 77 anos do Homem-Morcego, fazendo reverência às diversas fases do herói. A narrativa faz menção de destacar algo que o mais recente Batman de Zack Snyder desrespeitou.  Enquanto o Batman de Snyder não pensa duas vezes em matar os capangas, esse LEGO Batman é movido por ideais e moralidade. Pode parecer algo pesado para um filme do gênero adaptar, mas o LEGO: Batman consegue explorar com eficiência. A relação com Robin tem piadas divertidas, mas o pano de fundo é a imagem de heroísmo que Bruce Wayne/Batman passa para um jovem órfão, que o enxerga como uma figura paternal, tal como nas HQ’s.

Ao final, LEGO Batman: O Filme é maravilhoso, inspirador, divertido e para assistir com toda a família. Uma prova que a Warner Bros. é capaz de realizar bons filmes dos heróis da DC. Basta querer e fazer o simples: respeitar o que fizeram desses heróis símbolos de várias gerações. Este é, sem dúvida, um dos melhores filmes do Batman já realizados.

5

Excelente

Ao final, LEGO Batman: O Filme é maravilhoso, inspirador, divertido e para assistir com toda a família. Uma prova que a Warner Bros. é capaz de realizar bons filmes dos heróis da DC. Basta querer e fazer o simples: respeitar o que fizeram desses heróis símbolos de várias gerações. Este é, sem dúvida, um dos melhores filmes do Batman já realizados.

Sending
User Review
5 (1 vote)