Crítica | Juntos para Sempre

Reprodução/Universal Pictures

Juntos Para Sempre (A Dog’s Journey) é a sequência de Quatro Vidas de um Cachorro. O longa lançado em 2017 foi marcado por polêmicas após uma denúncia de suposto maus tratos no set. Contudo, a investigação identificou que o vídeo onde mostrava um cão quase se afogando foi editado. Mas, infelizmente, o filme já estava manchado com a velha máxima da internet de sentenciar antes da apuração legal dos fatos.

Quem assistiu ao longa, se emocionou com a história do cão Bailey e sua busca pela razão de continuar voltando à Terra quando seu tempo nela acaba. Nas suas quatro vidas, ele acredita que seu propósito é estar ao lado de seu primeiro dono, Ethan.

A sequência baseada no best-seller de W. Bruce Cameron, acompanha Bailey (novamente dublado por Josh Gad) em sua quarta vida ao lado de Ethan e Hannah – personagens de Dennis Quaid e Marg Helgenberger. Bailey e o casal recebem novas visitas, CJ, a neta do casal e Gloria (Betty Gilpin), mãe de CJ e filha de Hannah, que não superou a morte prematura do marido.

Após sérias discussões, Gloria decide abandonar a fazenda de Ethan e Hannah com CJ e, Bailey compreende que agora seu novo propósito é cuidar da criança durante suas próximas vidas.

Dirigido por Gail Mancuso, ganhador do Emmy por Modern Family, Juntos Para Sempre conquista pela relação de cumplicidade entre o cão e seu dono. Quem possui seu pet, sabe é que muito mais do que apenas dar um lar. É amar e ser amado. Pelo ponto de vista de Bailey, compreendemos que o cão está presente em todos os momentos, principalmente, nos difíceis. Ele é capaz de sentir as emoções de um humano.

Agora adolescente, CJ (Kathryn Prescott) sofre com o alcoolismo da mãe e com a pouca atenção e carinho que  recebe em casa. Seu alento é o melhor amigo Trent (Henry Lau). Mas é com a chegada de Bailey, agora com uma nova vida, que ele proporciona à garota o mesmo que oferecera a Ethan, amor incondicional.

O filme apresenta importantes discussões como a importância da adoção de cães e gatos e, traz à tona, o recente estudo da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, comprovando que cães podem usar seu olfato altamente evoluído para farejar o câncer em amostras de sangue, com quase 97% de precisão.

Juntos Para Sempre conclui com muitas lágrimas (reservem seus lenços) a cativante jornada de Bailey. Seu amor e fidelidade foram capazes de manter unida uma família por gerações. Um filme obrigatório para todos aqueles que amam incondicionalmente seu pet.

4