Crítica | Guava Island: 50 minutos mais bem aproveitados em 2019

Quando as mentes criativas de Hiro Murai e dos irmãos Stephen e Donald Glover se unem, coisa boa vem por aí! E Guava Island não foge a regra. O longa estreou de surpresa no Festival Coachella e está disponível no serviço de streaming Amazon Prime Video – que ficou com o sinal aberto para não assinantes durante o final de semana.

Com a participação da cantora Rihanna e da ótima Letitia Wright, a Shuri de Pantera Negra, o longa é a grande surpresa de 2019.

A trama inicia com uma linda animação narrada por Kofi (Rihanna), contando como ela se apaixonou por Deni, o cantor interpretado por Donald Glover. Eles começam a namorar e Deni se torna uma celebridade local na ilha Guava. Mas quando Deni tem planos de fazer um festival de música, complicações políticas surgem quando o déspota Red Cargo (Nonso Anozie) ameaça Deni caso ele decida se apresentar contra sua vontade.

No longa, Deni apresenta a mesma personalidade de Childish Gambino (nome musical de Glover) e encanta com seu carisma, ginga e amor pela música. Sabendo do momento delicado da ilha, Deni encara com otimismo que a arte será capaz de vencer as forças da opressão lideradas por Red Cargo. Deni apresenta semelhanças com outro grande artista negro, Bob Marley. O cantor jamaicano sempre acreditou que por meio da música seria capaz de injetar amor nas pessoas. Mesmo sofrendo ameaças de opressores, ele jamais abaixou a cabeça e se apresentou no dia que foi baleado em 1976.

Mesmo com um pouco mais de 50 minutos de duração, Guava Island é contundente em sua mensagem. Uma boa prova que quando o roteiro é bem escrito não precisa de 2h ou mais para contar uma boa história.

Guava Island é mais uma crítica direta de Donald Glover contra um sistema cada vez mais ditatorial que vêem na arte um inimigo. Foram os 50 minutos mais bem aproveitados em 2019.

5

Excelente

Guava Island é mais uma crítica direta de Donald Glover contra um sistema cada vez mais ditatorial que vêem na arte um inimigo. Foram os 50 minutos mais bem aproveitados em 2019.