Crítica | Fãs da trilogia irão se surpreender com Cinquenta Tons Mais Escuros

Desde o lançamento de seus livros, a Trilogia Cinquenta Tons provocou extremos das opiniões: enquanto uns se apaixonaram, outros os julgaram ridículos e toscos (sem mesmo lê-los). Logo foi anunciado que a trilogia seria adaptada para os cinemas, e os comentários negativos só aumentaram, enquanto os já  fãs ficaram receosos e ansiosos ao mesmo tempo. Antes mesmo de lançar o primeiro filme, o preconceito de muitos já fala mais alto, o que apenas continuou na sequência. As adaptações para o cinema foram produzidas para os fãs, que se apaixonaram pela história original e gostariam de vê-la retratada nas telas. O objetivo foi cumprido.

Cinquenta Tons Mais Escuros veio para continuar a história iniciada em 2015, mantendo seus protagonistas e adicionando novas figuras importantes ao elenco. Além de Christian Grey (Jamie Dornan) e Anastasia Steele (Dakota Johnson), Jack Hyde(Eric Johnson), Elena Lincoln (Kim Basinger) e Leila (Bella Heathcote) assumem papéis de destaque na trama, interpretando os “vilões” da história. Hyde é, inclusive, o grande destaque do terceiro e último filme, Cinquenta Tons de Liberdade. 

Nessa nova história, o público conhece junto com Anastasia um novo lado de Christian, surpreendente para quem só assistiu o primeiro filme. A transformação do personagem dominador em um homem desesperado e apaixonado é o que atraiu muitos nos livros, não apenas o sexo presente nas páginas. A trilogia de E.L. James ainda é estigmatizada como “livros ou filme sobre sexo”, porém, não é isso que deve ser considerado. O principal enfoque da trama é o romance, desenvolvido entre uma mulher e um homem completamente diferentes, mas que encontram no outro aquilo que estavam precisando.

Um destaque muito positivo desse novo filme é a atuação de Dakota Johnson. Sua personagem nos livros é apática, se moldando a medida que a personalidade de Christian vai se transformando. Johnson conseguiu trazer para Anastasia todo um charme, elegância e diversão que os leitores ainda não conheciam, visto que o destaque sempre está em Grey. Jamie Dornan, entretanto, é o oposto, e prova mais uma vez que não deveria ter sido o escolhido para o papel. Christian é o protagonista da trilogia, aquele que tem sua vida bagunçada pela presença de Ana e que vai, com o tempo, prendendo a atenção do público por sua submissão à mulher que ama. Dornan não demonstra em momento algum uma mudança em sua expressão, mantendo a mesma postura do homem frio do filme anterior e deixando a desejar em sua atuação.

A trilha sonora de Cinquenta Tons Mais Escuros é ainda melhor do que a do primeiro filme, com músicas frenéticas, românticas e tensas nos momentos certos. Não há como negar a química entre Jamie e Dakota, principalmente nas cenas de intimidade. Ela demonstra estar a vontade na situação, principalmente pelo fato de Anastasia ter muito mais momentos de nudez do que Christian. Mais um ponto para Johnson. Além do casal principal, os personagens de Elena e Jack têm seu valor e transmitem aquilo que foi idealizado nos livros de E.L. James. 

Infelizmente, nem tudo são flores. Já é cliché falar que os livros foram melhores do que os filmes, mas alguns fatos devem ser destacados. Cinquenta Tons Mais Escuros é um filme com quase duas horas de duração, ou seja, havia tempo suficiente para abordar os pontos chaves da trama de maneira ampla e detalhada. Entretanto, momentos marcantes da história não foram bem explorados e tornaram-se de pouca importância ou ficaram apagados. O segundo livro é onde tudo acontece, onde as mudanças de Christian acarretam consequências positivas e negativas, sendo elas o carro chave da trama. A história é moldada e encaminhada para o desfecho da obra, porém, a maneira que certas questões foram abordadas foi fraca e vaga, ao invés de intensa como na narrativa original.

Por fim, apesar dos pontos negativos destacados, Cinquenta Tons Mais Escuros consegue superar o primeiro filme e irá atender aos fãs que ansiaram por tanto tempo. Salvo alguns instantes, a história permanece fiel ao livro e consegue trazer tudo aquilo que apenas desenvolvemos na imaginação. Dakota Johnson trouxe as atenções para Anastasia, transformando uma personagem quase infantil em uma mulher madura, sexy, engraçada e decidida. A química existente entre ela e Jamie Dornan é inegável, e apesar da atuação fraca do ator, o casal cumpre aquilo a que foi designado. A trilha sonora fecha com chave de ouro, ampliando a intensidade das cenas nos momentos certos. Cinquenta Tons Mais Escuros, assim como seu antecessor, é feito para os fãs da história de E.L.James, e eles ficarão satisfeitos. Afinal, é a esse público que o filme deve agradar, e o faz.

4

Ótimo

Cinquenta Tons Mais Escuros consegue superar o primeiro filme e irá atender aos fãs que ansiaram por tanto tempo. Salvo alguns instantes, a história permanece fiel ao livro e consegue trazer tudo aquilo que prometeu. Dakota Johnson trouxe as atenções para Anastasia, transformando uma personagem quase infantil em uma mulher madura, sexy, engraçada e decidida. A química existente entre ela e Jamie Dornan é inegável, e apesar da atuação fraca do ator, o casal cumpre aquilo a que foi designado. A trilha sonora fecha com chave de ouro, ampliando a intensidade das cenas nos momentos certos. Cinquenta Tons Mais Escuros, assim como seu antecessor, é feito para os fãs da história de E.L.James, e eles ficarão satisfeitos. Afinal, é a esse público que o filme deve agradar, e o faz.

Sending
User Review
0 (0 votes)