Crítica | Esta é a sua morte – O show é uma boa e impactante surpresa que chegou sem alarde

(Divulgação/Cineart)

Sem muito alarde chegou aos cinemas nacionais Esta é a sua morte – o show, um drama mórbido que explora os limites da sanidade humana em situações extremas como o suicídio.

O longa mostra o universo dos reality shows visto a partir da história de Adam Rogers (Josh Duhamel), um homem narcisista e implacável, que tem como único propósito que seu programa seja o mais assistido da televisão. Em sua busca por audiência, Adam desenvolve um reality show impactante e inédito na TV, com regras rígidas e brutais, que levarão os participantes a ultrapassarem qualquer limite da ética e dos valores humanos para alcançarem seus objetivos.

A produção é uma crítica aos reality shows e a mídia sensacionalista que visam a lucratividade sem medir as consequências e o impacto na sociedade.

(Reprodução/Youtube)

Com ares de Black Mirror, o longa mostra situações que podem parecer bizarras à primeira vista, mas transmitem profundidade suficiente para deixar o espectador tenso durante os 104 minutos de duração.

Com nomes conhecidos no elenco como Sarah Wayne Callies (The Walking Dead), Famke Janssen (X-Men) e Giancarlo Esposito (Breaking Bad) o destaque fica com Caitlin Fitzgerald que interpreta Sylvia, a relutante produtora do medonho reality show, esbanjando carisma desde seu primeiro momento em cena. Duhamel e Famke Janssen transmitem muito bem a arrogância desenfreada de seus personagens, deixando o espectador na dúvida se devem ama-los ou odiá-los.

No quesito atuação Giancarlo Esposito é a ponta mais fraca da produção. O ator que também é o diretor do longa, apesar de conseguir demonstrar o sofrimento de seu personagem, peca com uma atuação mediana que distoa do restante do elenco.

O filme tem uma direção genérica, com enquadramentos, iluminação e sonoplastia dignos de um filme feito exclusivamente para a televisão. Mas isso não ofusca os méritos adquiridos com a evolução da trama, que apesar de ser previsível é assertivamente impactante.

Apesar da trama não convergir em um final surpreendente, o impacto causado no espectador é inegável, trazendo à tona a reflexão sobre um assunto que é ainda é considerado tabu na sociedade, e nem sempre é tratado com a atenção que deveria.

Infelizmente Esta é a sua morte – o show, é um filme que por conta da pouca divulgação, não terá o destaque que deveria. O longa é a prova de que não é só de blockbusters que vive Hollywood, transmitindo muito bem a crítica social que se propõe  e até mesmo causando desconforto no espectador pela maneira direta com que o assunto é abordado.

 

  • Bom
3

Resumo

Infelizmente é um filme que por conta da pouca divulgação, não terá o destaque que deveria. O longa é a prova de que não é só de blockbusters que vive Hollywood.