Crítica | Era Uma Vez Em Hollywood

Divulgação

Desde que estreou no cinema no início dos anos 1990, Quentin Tarantino tem sido um dos diretores de sua geração que mais chamou atenção.

Era Uma Vez em Hollywood é o nono filme da carreira do diretor – que já passou por vários gêneros, sempre apresentando algum nível de demonstração de amor pelo cinema. Desta vez, Tarantino usa o cinema para fazer cinema e exalta principalmente os filmes de faroeste.

Era Uma Vez em Hollywood revisita a Los Angeles de 1969 onde tudo estava em transformação, através da história do astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê de longa data Cliff Booth (Brad Pitt) que traçam seu caminho em meio à uma indústria que eles nem mesmo reconhecem mais. Mas Rick tem uma vizinha muito famosa… Sharon Tate (Margot Robbie) – atriz casada com o diretor Roman Polanski (Rafal Zawierucha) que foi assassinada pela família de Charles Manson (Damon Herriman).

O longa funciona muito bem por ter ótimos protagonistas, que são divertidos e carismáticos. Rick e Cliff são dois amigos que já passaram por muita coisa juntos e fazem um ótimo par. Leonardo DiCaprio mostra um lado diferente ao interpretar um galã de filmes de faroeste que é completamente inseguro emocionalmente, já Brad Pitt se encaixa perfeitamente no papel do dublê descontraído.

Margot Robbie recria Sharon Tate de forma graciosa, como se fosse a personificação da inocência. A atriz protagoniza uma cena dentro de uma sala de cinema que certamente fará qualquer cinéfilo sorrir. O enredo de Sharon está aparentemente desconectado do que está acontecendo com Rick e Cliff durante o filme todo, mas os cortes em sua vida ainda são interessantes.

A trama não se apressa em desenvolver os relacionamentos e situações, mas mesmo assim não perde a capacidade de entreter o público em suas quase três horas de duração.

Em alguns aspectos, Era Uma Vez Em Hollywood não é tão acessível para o público em geral como Bastardos Inglórios e Django Livre foram e o estilo de Tarantino não está tão escrachado quanto em longas anteriores, mas ainda vale a pena conferir na tela grande, pois certamente é um dos melhores do diretor.

Era uma Vez em Hollywood chegará aos cinemas brasileiros em 15 de agosto.

4

Ótimo

Era Uma Vez em Hollywood homenageia o cinema através de seus personagens engraçados e carismáticos. O estilo de Quentin Tarantino está presente de forma mais sutil no filme mais maduro de sua carreira.