Crítica | El Camino: A Breaking Bad Film

Reprodução/Netflix

Breaking Bad foi um marco e mudou a forma de se fazer uma série de TV. A criação de Vince Gilligan possui uma linha narrativa linear em cinco ótimas temporadas, que jamais perdem o ritmo. É como se fosse um longo filme dividido em partes, aqui, em episódios. Com o surgimento da série prelúdio Better Call Saul, parecia um intenção pretensiosa de aproveitar a vibe e os corações órfãos de Walter White e Jesse Pinkman. Contudo, a série sobre o advogado Saul Goodman provou que há muito do universo a ser contado.

Pegando essa linha, Gilligan sentiu que há um capítulo para ser contado depois do final da série em 2013. El Camino pode ser encarado como um episódio adicional com 2h de duração. Portanto, é muito importante que assistam os dois últimos episódios da série como forma de refrescar a memória. Apenas uma sugestão.

O longa começa a partir do momento que Jesse Pinkman, novamente interpretado por Aaron Paul, foge do cativeiro após ser ajudado por Walter White (Bryan Cranston). A bordo do carro El Camino (daí o título do filme), ele busca recomeçar, ou tentar recomeçar. Mas, dar esse passo, após tudo que enfrentou no cativeiro, será um desafio tortuoso para o jovem.

A proposta de Vince Gilligan, que dirigiu e escreveu o longa, foi dar um desfecho justo para Jesse Pinkman, que sempre atuou como sidekick de Walter White. Durante as cinco temporadas da série, Jesse era às vezes irresponsável e se iludia com todo o império sendo criado em virtude da parceria com White. A última temporada mostrou o personagem dando os primeiros passos para a maturidade, interrompida pelo embate com seu parceiro de longa data. El Camino funciona como uma transformação de Jesse. Utilizando de forma eficiente cenas de flashback, percebe-se que ele não é mais o garoto ingênuo de outrora. Mas, o roteiro tem a preocupação de não transforma-lo em um sujeito perturbado pelas perdas pessoais e pelo sofrimento nas mãos de Todd (Jesse Plemons). Mas, Jesse ainda precisa dar um desfecho para algumas pontas soltas. É quando o longa expõe a sobriedade do personagem, que deixou o conhecido jargão “bitch” de lado, e está compenetrado com a chance de obter uma nova vida.

O longa reserva momentos especiais para os fãs de Breaking Bad. O reencontro dos personagens mais queridos acontece, e difícil não ficar tocado pelas palavras trocadas entre ambos. Embora seja um flashback do início da trajetória da dupla, fica um sentimento agridoce. A cena funciona como uma reconciliação que jamais aconteceu entre Walter e Jesse. Contudo, as frases ditas por Walter provaram que jamais foram esquecidas pelo então pupilo.

El Camino: A Breaking Bad Film encerra por completo o arco da série. Depois de uma jornada conturbada e repleta de traumas, Jesse finalmente encontra seu descanso. Talvez não da forma que imaginou. Mas, após acessar uma lembrança calorosa com Jane (Krysten Ritter), seu desfecho foi da forma que ele pôde escolher.

4

Ótimo

El Camino: A Breaking Bad Film encerra por completo o arco da série. Depois de uma jornada conturbada e repleta de traumas, Jesse finalmente encontra seu descanso. Talvez não da forma que imaginou. Mas, após acessar uma lembrança calorosa com Jane (Krysten Ritter), seu desfecho foi da forma que ele pôde escolher.