Dude – A Vida é Assim Dude – A Vida é Assim

Crítica | Dude – A Vida é Assim e sua trama recheada de clichês

Dude – A Vida é Assim é mais uma das novidades da Netflix para o mês de abril. O longa é estrelado por Lucy Hale (de Pretty Little Liars), e isto é provavelmente o único motivo de todo seu destaque. Apesar da premissa boa, o filme não oferece ao público nada de original. Ao final dos 90 minutos, temos a sensação de já termos visto tudo aquilo em outras diversas produções. Todos os elementos necessários para um filme adolescente norte-americano estão ali, e esta talvez seja a razão de não termos um desastre completo, pelo contrário. Os clichês fazem com que o longa seja mais um na lista de filmes do gênero. São esses clichês também, que o farão cair nas graças do público, mas não irá demorar para que Dude – A Vida é Assim seja substituído pela próxima produção de mesmo tipo.

Dude – A Vida é Assim
Reprodução/Netflix

O Filme

Curtindo as loucuras da adolescência, quatro amigas compartilham segredos, histórias e muitos baseados. Estes últimos são, provavelmente, o ponto fora da curva da típica trama tradicional do gênero. As quatro são extremamente populares na escola, por mais que não liguem muito para isso. A “líder” do grupo é Lily, presidente da classe e responsável pela organização do baile de formatura. Sua melhor amiga é Chloe, uma jovem sonhadora e que lida com o desafio de decidir para qual faculdade vai. O grupo ainda é formado por Amelia e Rebecca. A primeira está mais preocupada com o número de meninos que terá no final de semana do que com qualquer outra coisa. A segunda por sua vez, vive um amor platônico com um professor, mas acaba descobrindo não ser tão platônico assim.

A vida de Lily seguia da melhor forma impossível. Além de todos os privilégios de ser popular, ela ainda era apaixonada por um príncipe encantado, Thomas, o irmão de Chloe. Quando uma tragédia marca a vida das duas amigas, elas veem seu reino encantado desmoronar. Enquanto Lily tenta esconder a dor em meio as drogas e as responsabilidades escolares, Chloe busca ir para a faculdade mais longe possível.

Uma vez que estão no último ano escolar, as amigas buscam aproveitá-lo da melhor maneira. Com noites regadas a muito álcool e drogas, elas fogem da realidade em que vivem. Quando o baile se aproxima, toda a bagagem já conhecida dos filmes norte-americanos vem junto. Quem será o par escolhido? Qual será o vestido? Com tantas preocupações supérfluas, as amigas podem acabar esquecendo das verdadeiras prioridades. E é sobre elas que a história de Dude – A Vida é Assim irá falar.

Dude – A Vida é Assim
Reprodução/Netflix

Dude – A Vida é Assim mesmo?

Dude – A Vida é Assim tinha tudo para se tornar mais uma grande produção de sucesso no estilo “Jovens, Loucos e Rebeldes”. Os pré-requisitos para um bom filme do gênero foram todos preenchidos. Mesmo que estejam beirando os 30 anos na vida real, os atores do longa interpretam jovens adolescentes de 17 (assim como aconteceu em High School Musical, Glee, entre outras). Isso não chega a ser um ponto negativo, uma vez que todos têm feições joviais e interpretam bem seus papéis. Além disso, temos também um drama central, que gira ao redor da morte de Thomas (Austin Butler). A história se encerra no baile de formatura, onde apesar dos problemas vividos até então, todos vivem felizes para sempre.

Antes de mais nada, chega a ser engraçado observar os sofrimentos das personagens. A vida dentro da bolha de Lily, Chloe, Amelia e Rebecca poderia ser considerada um sonho para muitos jovens. Além de serem ricas, dirigirem carros importados, serem lindas e esbeltas, ainda encontram o par ideal logo aos 5 minutos de filme. Dessa forma, realmente precisam usar a quantidades absurdas de drogas que usam para fugir de problemas? Sem dúvida a vida não é assim.

A atuação das quatro meninas em Dude – A Vida é Assim não é ruim, pelo contrário. Já tivemos a oportunidade de ver as características de Lucy Hale em uma produção. De maneira idêntica, temos a sensação de estar assistindo a mesma Aria Montgomery de Pretty Little Liars, sem tirar nem por. Kathryn Prescott talvez seja o elemento mais fraco em termos de atuação. Caso não tivesse perdido o irmão, Chloe teria uma participação apagada e desinteressante. Alexandra ShippAwkwafina (Amelia e Rebecca, respectivamente) fazem o espectador rir. Suas personagens são desprendidas do drama que envolve Thomas e ajudam a aliviar o clima pesado e dramático de algumas cenas.

Dude – A Vida é Assim
Reprodução/Netflix

O Que Achamos?

Dude – A Vida é Assim peca em tentar entregar uma produção que agrade a todos. É uma comédia com toques de drama? Um drama com toques de comédia? O filme não assume o gênero que representa, desse modo resulta em algo confuso e indeterminado. Além disso, a diretora Olivia Milch se esforça em criar a imagem de adolescentes rebeldes, que usam drogas (com consciência dos pais) e não ligam para nada. Alguns minutos depois, porém, tenta passar a imagem de meninas responsáveis com o futuro e com a família. Enquanto procura manter a imagem jovem e inocente das protagonistas, busca transformá-las em adultas. Ao fim da trama, não entendemos direito o motivo do que acabamos de assistir.

A ideia inicial de Dude – A Vida é Assim é ótima. Como o próprio título diz, o filme deveria mostrar como é a vida de uma adolescente no último ano do ensino médio. E em certas partes do longa isso está presente. Entretanto, não demora muito para o roteiro voltar a divagar e fugir do assunto. A impressão que tive ao final dos quase 90 minutos, é que tinha assistido a uma produção criada para Lucy Hale. Ela não apenas é a “líder” do grupo, como está praticamente envolvida em todas as pequenas tramas paralelas. Lily tinha tudo para interpretar a protagonista que o filme merecia, mas pelo visto, criar a imagem da jovem drogada era mais importante. Se esse era o objetivo principal de Olivia Milch, então a diretora está de parabéns. Entretanto, algo me diz que não era.

Dude – A Vida é Assim estreia na Netflix em 20 de abril.

  • Regular
2

Resumo

Ao final dos 90 minutos, temos a sensação de já termos visto tudo aquilo em outras diversas produções. Não irá demorar para que a história de Dude – A Vida é Assim seja substituída pela próxima produção de mesmo tipo. 

Sending
User Review
0 (0 votes)