Crítica | Dragon Quest: Your Story

Reprodução/Netflix

Dragon Quest: Your Story é uma adaptação da famosa série de jogos que começou nos anos 80 com o Nintendinho. O filme é inspirado no game Dragon Quest V: Hand of the Heavenly Bride, lançado em 1992 pelo Super Nintendo, considerado um dos clássicos da franquia, que ficou conhecida no Brasil nos anos 90 por Fly, o Pequeno Guerreiro, anime inspirado no jogo.

Pra quem nunca jogou nenhum game de Dragon Quest e se deparou agora com a chegada do filme da Netflix, é uma boa maneira de conhecer o mundo fantástico criado por Yūji Horii. Conduzido por Takashi Yamazaki, Ryuichi Yagi e Makoto Hanafusa, o longa animado é capaz de agradar os fãs nostálgicos do game e aqueles buscam conhecer este universo.

O início do longa é uma carta de amor para os jogos 16 bits, onde utiliza os frames do jogo de 1992 para apresentar Luca, garoto que cresceu sem a mãe, capturada e dada como morta após dar à luz. Seu pai, Pankraz, acredita que a esposa ainda possa estar viva e parte em uma jornada para encontrar sua amada e treinar seu filho para os perigos que irão surgir.

O visual da animação está impecável. A arte remete aos filmes de Como Treinar seu Dragão, por deixar a animação mais próxima do realismo, um 3D trabalhado com eficiência. Outro ponto forte é trilha sonora composta por Koichi Sugiyama, o mesmo da série de jogos. Ele pontua nos momentos certos alguns dos temas clássicos dos games.

O longa derrapa um pouco nos saltos temporais, onde alguns dos personagens permanecem joviais, o que ficou estranho. No mais, é uma aventura deliciosa de acompanhar e com personagens muito carismáticos, destaque para Bianca, que rouba a cena desde sua primeira aparição.

Sem querer entrar em detalhes no último ato para não estragar a experiência de quem for assistir, vale destacar que Dragon Quest possui uma forte ligação com muitos jogadores pelo mundo. Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter, é um grande apaixonado pelos jogos, sendo às vezes o motivo para tanta demora de lançar os capítulos de seu mangá, já que ele assumiu dedicar horas de seu dia para os jogos. Ali ele encontra seu refúgio para encontrar a paz interior e voltar para o mundo real e continuar seu trabalho com o mangaká.

A lição final do filme é que os jogos vão muito além do mero entretenimento. E a mensagem do filme é: Jogue e crie sua própria aventura. Fora e dentro do mundo real.

4

Ótimo

Conduzido por Takashi Yamazaki, Ryuichi Yagi e Makoto Hanafusa, o longa animado é capaz de agradar os fãs nostálgicos do game e aqueles buscam conhecer este universo.