Crítica | De Encontro com a Vida, um filme sobre amor e integração

Embora não tenha feito tanto sucesso no exterior quanto deveria, De Encontro com a Vida merece todo o destaque possível. O filme foi construído de maneira orgânica e verdadeira, o que foi sem dúvidas, fundamental para sua mensagem final. Mesmo que não seja produzido por um dos principais estúdios cinematográficos norte-americanos, precisamos reconhecer o trabalho dos alemães dessa vez. Talvez não seja o melhor filme do ano ou de nossas vidas, mas em meio a tanta violência, guerra e conflitos, é bom assistirmos a um simples romance às vezes.

De Encontro com a Vida
Reprodução

O Filme

Baseado em uma história real, De Encontro Com a Vida traz a história de Saliya Kahawatte. O jovem tinha a tradicional de um rapaz da sua cidade. Enquanto estudava para entrar na faculdade, se divertia com os amigos e com a família. O que parecia ser um dia normal na escola, porém, deu início ao pior pesadelo do garoto. Primeiramente foram as palavras que ficaram embaçadas. Em seguida, todo o cenário parecia não entrar em foco, não importa o quanto ele tentasse. Logo após ter toda a sala rindo de sua incapacidade de ler, Saliya resolve procurar um médico. É então que descobre a pior notícia de sua vida: sua retina havia sofrido um descolamento agudo. Entretanto, essa foi a menos pior das notícias.

Saliya Kahawatte saiu do consultório com a informação de que enxergava apenas 5% de sua capacidade normal. Por consequência, era apenas questão de tempo até se tornar completamente cego. Como era de se esperar, a família logo quis tirá-lo de sua escola, o que ele não permitiu. O rapaz não deixou que a cegueira atrapalhasse sua vida e seguiu no colégio. Quando se formou, decidiu seguir seu sonho e se apresentou para trabalhar em um hotel de luxo. Sem contar para ninguém que não conseguia enxergar, Saliya desenvolve métodos incríveis para aprender. Através da colaboração e da generosidade de algumas pessoas, ele aprende a desenvolver seus outros sentidos. Trabalhar no hotel mais famoso de Munique, na Alemanha, já é complicado para quem enxerga. Imagine qual não foram os desafios que Kahawatte teve de enfrentar? cegueira em segredo.

Ao mesmo tempo, o rapaz se apaixona por uma de suas colegas de trabalho. É o início de uma bela história de amor.

De Encontro com a Vida
Reprodução

O Elenco

Já que a história gira entorno de seu personagem, Kostja Ullmann é o grande destaque da produção. A facilidade com que o ator interpreta Saliya é impressionante. Dar vida a um personagem fictício é difícil, mas ter de criar uma figura que existiu fora das telas é um desafio ainda maior. Ullmann demonstrou verdadeiro conforto em suas cenas, tanto as de comédia quanto as mais intensas.

Jacob Matschenz é o responsável pelos momentos de descontração de De Encontro Com a Vida. Mesmo que introduza a imagem de um típico playboy, se revela um verdadeiro amigo. O ator alemão, assim como seu colega de cena, encaixou perfeitamente no papel. Matschenz desempenha um papel carismático e sem muito esforços para tal.

Por fim, outros nomes que compõe o elenco devem ser mencionados. Anna Maria Mühe aparece em poucas cenas, mas quando o faz, entrega uma personagem agradável. Ela dá vida a Laura, par romântico do protagonista. Johann von Bülow interpreta Kleinschmidt, um dos chefes de Saliya. Em minha opinião, o papel de Bülow era o mais complexo da trama. A facilidade com que o autor nos faz mudar de opinião sobre seu personagem desenvolve um dos melhores momentos do longa.

De Encontro com a Vida
Reprodução

O Que Achamos?

De Encontro Com a Vida pode não ser o filme mais imprevisível do cenário atual, mas tal fato não caracteriza um ponto totalmente negativo. O longa segue o molde das comédias românticas e de outras produções do gênero. Temos o momento introdutório, seguido pelo desenvolvimento do personagem, pelo momento em que tudo dá errado e termina com o clássico final feliz. Entretanto, diferente do que acontece em boa parte dessas produções, o fato do protagonista ser cedo muda completamente a história.

Não há como classificar De Encontro Com a Vida como uma comédia romântica. Há o romance, mas isso está longe de ser o objetivo principal do longa. O filme trata de aceitação, superação e integração em um mundo preconceituoso. A leveza com que Marc Rothemund dirige o filme é essencial para entendermos o que estamos assistindo. Precisamos de roteiros que tratem as deficiências como algo normal e intrínseco a sociedade. Assim como o protagonista, outros deficientes visuais podem usá-lo como exemplo para correr atrás de seus sonhos.

Embora saibamos que se baseia em uma história real, não podemos deixar de admitir que Saliya teve sorte. Enquanto ele pode contar com a ajuda de praticamente todos que encontrou, muitos deficientes visuais enfrentam o preconceito diário. Mesmo que fuja da realidade, apenas a existência do filme já é algo extremamente importante.

De Encontro com a Vida
Divulgação

De Encontro Com a Vida será distribuído pela Alpha Filmes e Pandora Filmes, e chega ao Brasil em 19 de abril de 2018.

  • Muito Bom
4

Resumo

De Encontro Com a Vida está longe de ser apenas uma comédia romântica. Há o romance, mas isso está longe de ser o objetivo principal do longa. O filme trata de aceitação, superação e integração. Embora saibamos que se baseia em uma história real, não podemos deixar de admitir que Saliya teve sorte. Mesmo que fuja da realidade, apenas a existência do filme já é algo extremamente importante.

Sending
User Review
1 (1 vote)