Crítica | Annabelle 3: De Volta para Casa

Reprodução/Warner Bros. Pictures

Invocação do Mal se tornou o principal longa do gênero terror da década, gerando sequências e uma vasta linha de derivados. Annabelle foi o principal spin-off da franquia e chega a seu terceiro filme em 2019 como o mais divertido da série. E muito se deve a presença do casal paranormal Ed Warren (interpretado por Patrick Wilson) e sua esposa clarividente Lorraine (Vera Farmiga).

Annabelle 3: De Volta para Casa traz um elenco de bons nomes, e o roteirista da franquia e agora diretor Gary Dauberman, traz uma narrativa mais simples, sem tanta pirotecnia de sustos como nos longas anteriores, dando ênfase ao lado demoníaco da boneca. Situado em 1968, o longa serve de introdução apresentando o primeiro encontro do casal com a boneca e o seu aprisionamento no Museu de artefatos demoníacos na residência dos Warren.

Na trama, Judy (Mckenna Grace), a filha de 10 anos de Ed e Lorraine, planeja comemorar seu aniversário com a babá adolescente Mary Ellen (Madison Iseman) enquanto seus pais estão fora da cidade em um caso. Judy sofre bullying devido a reputação dos pais, vistos como adoradores de fantasmas pelos colegas de escola. Apenas a amiga de Mary Ellen, Daniela (Katie Sarife) aparece sob o pretexto de se juntar à festa de aniversário de Judy, embora ela tenha outros planos para estar no local. Ainda sofrendo com a recente morte de seu pai em um acidente de trânsito, Daniela vai em busca de uma reconexão espiritual com o pai, convencida de que os Warrens podem ajudar. Ao invadir o museu da residência, Daniela se depara com Annabelle aprisionada e decide retira-la, libertando um grande mal que passa a atormentar Judy e as duas adolescentes.

Gary Dauberman limita toda a ação do filme em uma tarde/noite de horror na casa dos Warren, utilizando bem o espaço para criar cenas assustadoras. Uma alternativa interessante, embora em muitos momentos ele se perde em planos repetitivos com os personagens sempre sem nenhum lugar para se esconder. Mas consegue explorar com eficiência as outras entidades demoníacas presas no museu. É como se a casa dos Warren fosse um zoológico e, de repente, todos os predadores se libertaram de suas jaulas.

Anunciados a priori como protagonistas, Patrick Wilson e Vera Farmiga tem pouco tempo em tela, o que é uma pena para quem esperava mais do casal Warren. Contudo, a jovem Mckenna Grace segura bem a ação e sua personagem demonstra mais maturidade que as adolescentes Mary Ellen e Daniela, a última não se cansando de cometer erros.

Ao final, Annabelle 3: De Volta para Casa é de longe o melhor capítulo da trilogia. Um narrativa segura e que apresenta uma boa história de terror e, introduzindo uma potencial personagem, que pode ser muito bem aproveitada em filmes futuros.

Ps: Durante os créditos finais o filme reserva uma emocionante homenagem póstuma a Lorraine Warren, que faleceu neste ano. 

3

Bom

Ao final, Annabelle 3: De Volta para Casa é de longe o melhor capítulo da trilogia. Um narrativa segura e que apresenta uma boa história de terror e, introduzindo uma potencial personagem, que pode ser muito bem aproveitada em filmes futuros.