Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Crítica | Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald. Herói ou Vilão?

Após dois anos de espera, finalmente chegou a hora. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald enfim chegou aos cinemas brasileiros, para a felicidade dos fãs do Mundo Mágico. Conforme iam sendo lançados, os trailers do filme já revelavam detalhes que instigavam nossa curiosidade por semanas. Criaturas iam sendo mostradas, personagens revelados e antigos nomes iam sendo mencionados. A sequência de Animais Fantásticos e Onde Habitam prometia trazer um ambiente mais sombrio e trevoso, visto que as criaturas não mais seriam mais o foco da narrativa.

Não há como negar, a história amadureceu muito em relação ao filme anterior. Entretanto, o enfoque em revelar personagens e mencionar referências fez com que o filme se tornasse um amontoado de novas informações. Tendo a consciência de que mais três produções virão pela frente, é plausível pensar que em algum momento tudo irá se encaixar. Por agora, o público apenas teve acesso as peças de um gigantesco quebra-cabeça, que só irão se encaixar em 2024.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Reprodução

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Newt Scamander ainda é o protagonista da trama, mas dessa vez divide o posto com o personagem de Johnny Depp. A ascensão de Grindelwald ao poder está apenas começando. Muito será feito e muito será perdido até que o bruxo das trevas encontre seu destino na prisão de Nurmengard. Entretanto, para a decepção de muitos, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald ainda não é o filme em que Jude Law terá seu destaque. Sabemos da importância do antigo diretor de Hogwarts na história, mas sua grande participação ainda está por vir.

Como foi revelado no trailer, Credence Barebone conseguiu sobreviver ao ataque que sofreu no final do primeiro filme. Escondido em um circo de aberrações na Europa, ele só busca encontrar respostas sobre quem realmente é. Visto que traz dentro de si um Obscurus. o jovem se tornou objeto de desejo para muitos bruxos. Enquanto os seguidores de Grindelwald procuram trazê-lo para as trevas, Newt e Tina, agora uma auror, só querem ajudá-lo. Mas é com Nagini que Credence se identifica. A Maledictus está entre as atrações do Circo Arcanus, assim como outras criaturas mágicas.

Grindelwald

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald começa com uma das cenas mais comentadas dos trailers. O bruxo das trevas escapa do Macusa em uma fuga emblemática, protagonizando um dos melhores momentos do filme. A partir daí, Johnny Depp rouba a atenção de todas as cenas em que aparece. O pouco  que vimos de seu personagem no primeiro filme da série foi apenas um pequeno exemplo da grandiosidade de Grindelwald. Não é por acaso , que o ex-aluno de Durmstrang ficou conhecido como o maior bruxo de todos os tempos.

Enigmático, observador e muito inteligente, Gellert sabe exatamente como agir. Para os amantes de história, é impossível não compará-lo a outros líderes extremistas do passado, que através de palavras extremamente persuasivas, conquistaram milhares de seguidores fiéis. Baseando-se na filosofia do “bem maior”, Grindelwald impõe um clima tenso sempre que aparece. Sem dúvidas um dos melhores personagens da nova franquia.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Reprodução

Newt Scamander

O Magizoologista conseguiu apenas reforçar o amor que já havia conquistado do público. A pureza e ingenuidade de seu personagem são o respiro  em meio ao turbilhão de emoções do filme. Eddie Redmayne mais uma vez mostrou o porquê de ganhar o destaque como protagonista que Harry Potter nunca ganhou. Caso a franquia não carregasse seu nome, o personagem de Daniel Radcliffe seria mascarado pelos demais personagens. Convenhamos, sem Hermione e Rony, Harry teria caído da vassoura em Pedra Filosofal. Fim da história.

Há muito acontecendo no mundo mágico no contexto em que o filme se passa, e Newt funciona como o pé no chão que a sociedade precisa. Contudo, a simples vida dentro de sua maleta ficou para trás. Antes que possa perceber, Newt se vê envolvido em meio ao conturbado relacionamento entre Dumbledore e Grindelwald.

Leta e Theseus

A vida de Scamander deu uma reviravolta após ter seus animais soltos por Nova York. Apaixonado, ele viaja pelo oceano para reencontrar com aquela que sabemos ser sua futura esposa. O que não imaginava, porém, era que seria obrigado a enfrentar dois de seus maiores fantasmas do passado: Leta Lestrange e Theseus Scamander. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald nos traz então, momentos dignos de um romance tradicional. Seu primeiro grande amor e seu irmão estão juntos, com casamento marcado para semanas depois.

Introduzida ainda no primeiro filme, Leta Lestrange carrega um sobrenome de peso. Quem não surtou em 2016 ao ouvir o sobrenome de casada de Belatriz? Quando paramos para rever o histórico da família, temos figuras verdadeiramente perigosas, como Rodolfo e Rabastan. A construção de uma personagem apática, sem personalidade e com um desfecho ainda mais aleatório, decepcionou. O embate entre Newt e Leta não aconteceu, pelo contrário. Tudo foi teoricamente resolvido da maneira mais confusa possível. Uma pena, visto que conhecemos o potencial de Zoë Kravitz e Callum Turner.

Leta Lestrange
Reprodução

As Criaturas

Embora não sejam mais o foco principal da história, não há como negar que as criaturas têm estilo (pegou a referência?). O amado Pelúcio volta com força total, com direito a três pequenos filhotes. Ao lado de Picket, o Tronquilo, arrancam suspiros e risos do público. Os pequenos animais, porém, ficam por aqui. Como já foi possível ver nos trailers, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald ganhou criaturas gigantescas em seu elenco. Um Cavalo do Lago, um Zouwu e um Oni são apenas três dos mais belos exemplos presentes no filme.

É evidente o amadurecimento do filme em relação ao anterior quando falamos das criaturas. A perfeição dos detalhes de cada uma são fundamentais para entrarmos de cabeça no universo mágico. Os animais são verdadeiras obras de arte, e quando estão em tela, nos deixam realmente embasbacados. Nos resta torcer para que estejam presentes até o último filme da franquia.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Reprodução

O Que Achamos?

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald é um ótimo filme. Fãs de Harry Potter ao redor do mundo irão assistir aos 134 minutos prendendo a respiração, ansiosos por cada momento. Com uma fotografia incrível, um elenco maravilhoso e uma trilha sonora invejável, o longa fez valer toda a espera.

São inúmeras as cenas em que nos pegamos de boca aberta, lágrimas nos olhos e uma vontade de gritar ao mundo o quanto amamos esse universo. Já sabemos da genialidade de J.K.Rowling e o quão extensa é sua imaginação. Anos depois, a autora continua nos surpreendendo – e muito – com suas histórias sobre o mesmo universo. É impressionante o quão ampla a trama se tornou, e o quão magnífica ainda irá se tornar.

Cenas recheadas de ação e efeitos visuais transformam o filme em uma pintura. Com destaque para a cena inicial, que por si só já merecia uma indicação ao Oscar, Os Crimes de Grindelwald oscila entre momentos sublimes e situações muito boas. Até mesmo quando o ritmo esfria após um grande momento, nos pegamos admirando os detalhes escondidos nas cenas. Embora tenha mais de duas horas de duração, poderíamos ficar a tarde inteira sentados vendo a história ser contada.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Reprodução

Pontos Negativos

Os mistérios introduzidos em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald são incontáveis. O número inclusive pode vir a descontentar muitos espectadores, uma vez que torna a obra um pouco confusa. Não temos um início, meio e fim como no primeiro filme, mas sim uma série de informações jogadas ao público. Quando a história termina e percebemos que boa parte não foi esclarecida, fica a incógnita: serão ou não explicadas no futuro?

Alguns elementos não podem ser ignorados quando pensamos em todo o conteúdo do mundo mágico que temos acesso. Datas foram ignoradas, cargos de Hogwarts invertidos e personagens nunca antes mencionados surgiram do além. Mesmo que seja uma nova história, não podemos ignorar tudo aquilo que Rowling já escreveu. Foram pequenos detalhes que influenciarão o julgamento dos fãs quanto ao cargo de roteirista da autora. Até que ponto vale alterar a história para produzir uma referência?

E agora?

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald veio como um dos filmes mais aguardados do ano. Após 2 longos anos de espera, o segundo capítulo da nova franquia de J.K.Rowling chegou para responder perguntas e criar teorias. Como fã, posso afirmar com segurança que não me decepcionei, pelo contrário. Os momentos em que o ar não conseguia sair dos pulmões são inúmeros, assim como as cenas em que as lágrimas simplesmente apareceram. Porém, como fã não posso ignorar os erros. Uma pena que existem, mas certamente não comprometem toda a produção. Os Crimes de Grindelwald tem tudo para ser aquele filme que iremos admirar quando tudo for revelado. Por enquanto, nos resta a dúvida: e agora?

3.5

Bom

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald veio como um dos filmes mais aguardados do ano. Após 2 longos anos de espera, o segundo capítulo da nova franquia de J.K.Rowling chegou para responder perguntas e criar teorias. Momentos de tirar o fôlego são seguidos de momentos não podemos ignorar os erros. Uma pena que existem, mas certamente não comprometem toda a produção. Os Crimes de Grindelwald tem tudo para ser aquele filme que iremos admirar quando tudo for revelado. Por enquanto, nos resta a dúvida: e agora?