A Synapse, selo de distribuição da SOFA DGTL, terá dez títulos internacionais no Festival do Rio 2025, que ocorre de 2 a 12 de outubro. O mais badalado evento brasileiro de cinema se torna a vitrine ideal para obras inéditas no país que se destacaram nos mais prestigiosos festivais cinematográficos do mundo, como os de Sundance, nos EUA, Toronto, no Canadá, Cannes, na França, Berlim, na Alemanha e Veneza, na Itália.
“Nosso line-up deste ano está entre os mais fortes da história da Synapse Distribution. Estamos fazendo aquisições desde o Festival de Berlim, no início do ano, e agora reunimos um conjunto que vai de filmes americanos premiados, com chance real de Oscar como ‘If I Had Legs I’d Kick You’, passando por produções francesas com grandes talentos como Isabelle Huppert, até obras mais ousadas e nichadas, como uma animação queer para adultos. É essa mistura que traduz bem a nossa curadoria: diversidade, qualidade e ousadia.”, comemora João Worcman, CCO da SOFA DGTL.
Couture, novo longa de Angelina Jolie que teve sua première mundial no Festival de Toronto, em setembro, é um dos destaques da programação do Festival do Rio 2025, na mostra Panorama Mundial. Com direção e roteiro de Alice Winocour, a história é ambientada durante a agitação da Paris Fashion Week, quando as vidas de três mulheres se cruzam inesperadamente: Maxine (Jolie), uma cineasta americana que descobre que tem câncer de mama; Ada (Anyier Anei), um novo rosto no mundo da moda, que foge de um futuro predeterminado na sua terra natal, o Sudão do Sul; e Angèle (Ella Rumpf), uma maquiadora que trabalha nos bastidores das passarelas.
O drama que rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz para Rose Byrne no Festival de Berlim, também terá sessões na mostra Panorama Mundial. Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria, dirigido por Mary Bronstein, participou ainda da seleção oficial dos festivais de Sundance e Toronto. Conta a história de Linda (Rose), uma mulher à beira de um colapso que precisa lidar com a doença da filha, um marido ausente, uma pessoa desaparecida e uma relação cada vez mais absurda com seu terapeuta (Conan O’Brian).
Entre os títulos adquiridos pela Synapse, há mais dois filmes que iniciaram sua carreira internacional no Festival de Berlim e saíram premiados. A Sapatona Galáctica é uma animação australiana com temática LGBTQIAPN+ e vencedora do Teddy de melhor filme queer que será exibida na mostra Midnight Movies. Dirigida por Emma Hough Hobbs e Leela Varghese, conta a história de uma princesa lésbica espacial que parte em uma missão no universo gayláctico para resgatar sua ex-namorada das garras dos Aliens Hétero-Normativos. Já Pequenos Segredos, de Urška Djukić, arrematou o prêmio do júri FIPRESCI na seção Perspectives. Acompanha a jovem Lucia, que vive o despertar de desejos inesperados que desafiam a sua fé no retiro do coral de sua escola católica.
Também estão na maratona cinematográfica carioca três obras que tiveram sua estreia mundial no Festival de Cannes. A coprodução franco-belga A Vida Secreta de Kika, do diretor Alexe Poukine, foi exibida na Semana da Crítica, mostra paralela dedicada a jovens talentos. Na trama, Kika (Manon Clavel) está grávida de seu segundo filho e precisa manter-se forte e ganhar dinheiro rápido após a morte repentina do seu parceiro. Já Um Dia de Sorte em Nova York, do diretor Lloyd Lee Choi, integrou a Quinzena dos Realizadores e acompanha um entregador de Nova York cujo mundo vira de cabeça para baixo quando ele perde a sua única fonte de rendimento. Os dois longas fazem parte da mostra Expectativas, no Festival do Rio. Já A Mulher Mais Rica do Mundo, de Thierry Klifa, que completa a lista de Cannes, terá sessões na Mostra Panorama Mundial. Na produção estrelada por Isabelle Huppert, um presente milionário de uma mulher de noventa anos para um jovem artista gera um escândalo.
O docudrama A Voz de Hind Rajab, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza, e obra escolhida para representar a Tunísia na disputa por uma indicação ao Oscar, também está na mostra Panorama Mundial. Escrito e dirigido pela cineasta Kaouther Ben Hania, o filme acompanha a agonizante tentativa de voluntários da Cruz Vermelha de resgatar Hind Rajab, uma menina de 6 anos que se vê sozinha, presa dentro de um carro, no meio do fogo cruzado em noite de conflito na Faixa de Gaza. Em Reconstrução, drama dirigido por Max Walker-Silverman, Josh O’Connor dá vida a um cowboy solitário que tenta se reconectar com sua filha e ex-mulher, após perder sua fazenda em um incêndio. O longa participou da seleção oficial do Festival de Sundance e foi selecionado para a mostra Expectativas.
E a lista se completa com a comédia americana Conselhos de um Serial Killer Aposentado, dirigida por Tolga Karaçelik, com sessões da mostra Midnight Movies. Steve Buscemi interpreta Kollmick, um serial killer aposentado que é confundido com um terapeuta conjugal enquanto presta consultoria para o novo livro de Keane (John Magaro), um autor em crise criativa (John Magaro). A história se complica quando a esposa do escritor (Britt Lower) começa a desconfiar que ela pode ser um alvo. O filme já tem data de estreia nos cinemas brasileiros: 16 de outubro.