Como a Academia escolhe os indicados a Melhor Filme no Oscar

Em breve o Oscar premiará o melhor filme do ano, mas como eles votam em quem merece levar a estatueta para casa?

Considerada a maior honra da Academia, o prêmio de Melhor Filme passou por inúmeras mudanças ao longo dos anos, o que pode deixar alguns cinéfilos obstinados confusos sobre como o vencedor é decidido. Por toda a precisão que certos precursores têm, às vezes os membros da Academia surpreendem as pessoas com as seleções. Felizmente, o processo não é tão complexo quanto parece quando alguém o divide em etapas. Enquanto os entusiastas do cinema começam seus preparativos finais para o Oscar, vamos dar uma olhada em como os membros votam no maior prêmio da cerimônia nessa matéria feita pelo ScreenRant que nós traduzimos e adaptamos para vocês.

Como são escolhidos os indicados?

Entre 1945 e 2008, a Academia indicou cinco filmes por ano para Melhor Filme, mas devido ao furor causado por terem deixado Batman – O Cavaleiro das Trevas de fora, a organização passou a incluir dez candidatos desde 2009. Em 2011, eles misturaram as coisas novamente, implementando uma escala móvel. De acordo com as regras atuais, entre 5 e 10 filmes podem ser indicados para Melhor Filme. A Academia alegou que isso foi feito para preservar a integridade da categoria, argumentando que deveriam sem indicados apenas os filmes que realmente merecem. Com este método em vigor, a Academia já teve anos com 8 e 9 indicados, mas nunca um total de 10.

Quando a votação do Oscar for aberta, todos os membros da Academia (cerca de 8.000 pessoas) podem enviar suas escolhas para Melhor Filme. Os eleitores são convidados a indicar seus cinco favoritos em ordem de preferência. Depois que a votação é fechada e os resultados preliminares são tabulados, um filme precisa garantir 5% dos votos de primeiro lugar para ganhar uma indicação de melhor filme. A Academia também usa um sistema único transferível durante o processo, eliminando filmes que não receberam votos suficientes para seguir em frente e transferindo essas cédulas para filmes que ainda estão no páreo. Isso continua por quantas rodadas forem necessárias até que os melhores sejam escolhidos.

Como é escolhido o melhor entre os melhores?

Uma vez que os indicados são escolhidos, é hora de escolher o vencedor entre eles. Para realizar essa explicação vamos supor que nove filmes foram indicados. O Melhor Filme é votado no que é chamado de voto preferencial, o que significa que os membros da Academia classificam os indicados de favoritos para menos favoritos. Quando as cédulas são enviadas, cada filme ganha sua própria pilha à medida que os votos são contados. Se um filme recebe mais de 50%, então é coroado o vencedor do Melhor Filme.

No caso de um filme não ter mais de 50% dos votos após a primeira rodada de contagem, as coisas ficam interessantes. Em nosso exemplo, o filme que terminou em nono lugar é matematicamente eliminado e essas cédulas são redistribuídas para os demais títulos. Isso exige que os membros da Academia pensem bastante em seus rankings. Eles não podem apenas votar em seu favorito e acabar com isso; suas segundas (e possivelmente terceiras) seleções podem influenciar quem ganha o Melhor Filme. Este processo é repetido até que um vencedor seja determinado.

O 94º Academy Awards acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2019.