“Um mosaico de histórias cruzadas, unidas pelo acaso. Um confronto entre amor e violência, medo e esperança.” É assim que o cineasta Bruno Bini (Loop) define Cinco Tipos de Medo, longa que acaba de ganhar seu primeiro trailer oficial e cartaz, criado pela Graveto Studio. O filme chega aos cinemas em 2 de abril e é estrelado por Bella Campos e Xamã, que fazem suas estreias nas telona, ao lado de João Victor, Rui Ricardo Dias e Bárbara Colen, protagonistas do thriller eletrizante inspirado em um caso real ocorrido na periferia de Cuiabá.
Grande vencedor da última edição do Festival de Cinema de Gramado, o longa conquistou quatro Kikitos: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Montagem, para Bruno Bini, além de Melhor Ator Coadjuvante para Xamã. Exibido na Mostra de São Paulo, a produção também segue sua trajetória por outros festivais internacionais, como o Manchester International Film Festival e o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. A produção é uma parceria da produtora mato-grossense Plano B Filmes e da gaúcha Druzina Content, em coprodução com a Quanta. Cinco Tipos de Medo tem distribuição da Downtown Filmes.

Na trama, Bella Campos dá vida a Marlene, uma enfermeira dividida entre o amor e o risco. Xamã interpreta Sapinho, traficante local que, apesar da trajetória criminal, era considerado o responsável pela segurança da comunidade. A história se baseia no episódio real em que moradores do Jardim Novo Colorado se uniram para pagar a fiança de Sapinho, temendo que sua ausência deixasse o bairro vulnerável à violência de outras facções.
O longa conta ainda com participações especiais de Rejane Faria, Jonathan Haaggensen, Zécarlos Machado, Luana Tanaka, Luiz Bertazzo, Rodrigo Fernandes, Beto Fauth, Amauri Tangará e Eloá Pimenta, que dão vida a personagens que atravessam essa trama intensa, marcada por reviravoltas.
Rodado em Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, no estado de Mato Grosso, o filme envolveu mais de 180 profissionais de nove estados brasileiros. Para Bruno Bini, realizar o longa em Mato Grosso, reunindo talentos de diferentes regiões, é uma forma de afirmar a diversidade do cinema nacional. “A parceria com a Druzina Content é exemplo disso: unimos forças para contar uma história local com alcance universal. Valorizar a regionalidade é fortalecer o cinema brasileiro como um todo”, afirma o diretor.
Para Luciana Druzina, CEO da Druzina Content, o longa foi pensado como uma experiência coletiva para ser vivida nas salas de cinema e o trailer antecipa parte dessa intensidade. “A gente quer encontrar o público na sala de cinema. É um thriller para viver junto, sentir cada virada e sair com a história na cabeça. Isso faz ‘Cinco Tipos de Medo’ virar uma experiência, não só entretenimento”, afirma.
Viabilizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio da ANCINE e do BRDE, e com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), “Cinco Tipos de Medo” deve percorrer festivais no Brasil e no exterior antes de chegar aos cinemas brasileiros.