Brichos 3 – Megavirus I Animação brasileira já está em cartaz

Em uma semana de estreias gigantescas para o público mais velho, as crianças não foram deixadas de lado, já que Brichos 3Megavirus chegou com exclusividade aos cinemas brasileiros em 20 de julho.

No filme, a Vila dos Brichos é atacada por um vírus terrível que atinge a mente das pessoas e coloca quase toda a população em estado de coma. Nessa situação, a parte ainda saudável da comunidade se une e se organiza para salvar os doentes. O jaguar adolescente Tales e sua turma terão de usar muita tecnologia e um tanto de magia, além de sua tradicional coragem, para entrar nos sonhos das pessoas e combater o Megavirus cara a cara.

Pode até parecer um filme sobre a pandemia, mas ele já inicia alertando que o roteiro foi escrito 5 anos antes do Covid-19 virar o mundo de cabeça para baixo. Mas, apesar de não ter uma relação direta com os acontecimentos da pandemia, ele foi feito durante esse período e acaba trazendo algumas discussões sobre o assunto, tudo de forma bem leve e ingênua, por se tratar de um filme para os pequenos. Porém, o megavirus de Brichos 3Megavirus é na verdade, um vírus de internet e as pessoas são infectadas através das telas e o filme funciona muito mais como uma crítica ao excessivo uso de celulares, tablets e computadores, principalmente pelas crianças.

Mas também mostra que a tecnologia nem sempre é ruim, pois é através dela – com um pouco de magia também – que Tales, Jairzinho e Bandeira conseguem acessar a mente dos infectados para lutar contra o terrível vírus.

Um ponto bastante interessante do longa é que ele se propõe a mostrar a realidade brasileira, tanto para o mal com a aparição do personagem Ratão, que tenta se aproveitar da fragilidade dos bichos infectados para ganho próprio, quanto para o bem ao mostrar personagens com diferentes sotaques e particularidades regionais de vários lugares do Brasil. As vozes por trás desses animaizinhos são de Diegho Kozievitch, Jeff Franco, Renet Lyon, Fabiane Gouvêa, Paulo Munhoz, Tales Munhoz, Caroline Roehrig, Nana Vendruscolo e Wellington Wella.

Brichos 3Megavirus é o terceiro filme de uma série de animações cujo primeiro filme foi lançado em 2007, foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro do ano e ganhou o Prêmio Amigo do Cinema Infantil. Em 2012, foi lançada a sequência Brichos 2 – A Floresta é Nossa, que conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2013 na categoria Animação – além de ter integrado as seleções oficiais do La Habana 2012 (Cuba), do Festival Internacional Anima Mundi 2012 (Brasil) e do Festival Internacional Expotoons 2012 (Argentina).