Alice Braga indicada ao Oscar Alice Braga indicada ao Oscar

Oito brasileiros são convidados para integrar a Academia do Oscar em 2018

Reprodução/IMDb

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas do Oscar divulgou uma lista com 928 nomes de atores, atrizes, diretores, executivos e pessoas ligadas ao mercado cinematográfico, que estão convidados para se tornarem membros votantes. As informações são do IndieWire.

A lista completa, que contém convidados de 59 países, é 49% composta por mulheres e 38% por não brancos. Entre os nomes convidados estão oito brasileiros: a atriz Alice Braga, o músico Carlinhos Brown, a produtora Vania Catani (O Filme da Minha Vida), às diretoras Petra Costa (Elena), Maria Augusta Ramos (O Processo) e Helena Solberg (Palavra Encantada), Mauricio Osaki (diretor de curta-metragem) e o editor Felipe Lacerda (Chatô – O Rei do Brasil).

Vale lembrar que em 2017, Rodrigo Santoro, Kleber Mendonça Filho, Cacá Diegues (Deus É Brasileiros), Walter Carvalho (Central do Brasil), entre outros nomes, estavam entre os convidados brasileiros. Na lista de 2018, além de boa parte dos indicados ao último Oscar – chama a atenção a ausência de Kobe Bryant, vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação por Dear Basketball – estão os estrangeiros Ricardo Darín, Sofia Boutella, Eva GreenEmilia ClarkeDiane Kruger, Emmanuelle SeignerDaisy RidleyJ.K. Rowling, entre outros.

Entre indicados da última edição da premiação e nomes conhecidos na indústria audiovisual, aparecem ainda Daniel KaluuyaTimothee ChalametChristine Baranski, Alison Brie, Dave Chappelle, Anna ChlumskyAnn Dowd, Danai Gurira, Lena Headey, Gina Rodriguez, e Evan Rachel Wood (Westworld). Os cineastas Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome), Andy Muschietti (It: A Coisa), Justin Simien (Dear White People/Cara Gente Branca), junto com o músico Kendrick Lamar (responsável pela trilha sonora de Pantera Negra) também integram a lista .

Em relação ao ano passado, a lista aumentou consideravelmente, surpreendo a imprensa norte-americana por passar, e muito, dos 744 convidados de 2017. A cerimônia, que revelará os vencedores do Oscar 2019 acontecerá no dia 24 de fevereiro, um mês antes devem ser revelados os indicados.