A atriz indicada ao BAFTA Noomi Rapace (Prometheus) assinou contrato para o papel principal na adaptação cinematográfica da Netflix de Black Crab, baseada no romance de suspense do escritor sueco Jerker Virdborg com o mesmo nome. Este projeto marca a quarta colaboração entre Rapace e o serviço de streaming, que já trabalharam juntos no filme de ação e fantasia Bright de 2017, no filme de ficção científica Onde Está Segunda?, do mesmo ano, e no thriller de ação de 2019 Close.
“Estou muito animada para voltar para a Suécia e fazer Black Crab”, disse Rapace em um comunicado (via Deadline). “Meu primeiro filme sueco em anos. Mal posso esperar para me vestir e partir nessa jornada – explorar as sombras humanas e deslizar por sonhos desfeitos e um mundo no limite. Sobrevivência a que preço?”
Situado em um mundo pós-apocalíptico durante um inverno sem fim, Black Crab segue seis soldados que são enviados em uma missão perigosa através do mar congelado para transportar um pacote que poderia finalmente encerrar a guerra. O filme será a estreia na direção de Adam Berg, com Malin Idevall e Mattias Montero como produtores. A produção está prevista para começar no próximo ano.
“Este projeto combina tantos atributos excelentes: uma história convincente, uma equipe criativa forte e, claro, uma atriz principal incrivelmente talentosa”, disse David Kosse, vice-presidente internacional do filme original da Netflix. “Estamos ansiosos para uma grande colaboração com Adam e a equipe da Indio e estamos confiantes de que nossos membros na Suécia e no resto do mundo irão apreciar este filme.”
Montero acrescentou: “Como sueco, você cresce sabendo que vive em um país de paz e igualdade, com tudo para que a vida seja boa e segura aqui. Mas, ultimamente, todos nós aprendemos como nossas sociedades são frágeis devido a pandemias, guerras civis, aquecimento global e caos econômico. Como seria acordar um dia em uma Suécia totalmente destruída e dilacerada pela guerra? Produzir Black Crab é jogar a moeda e, de uma perspectiva escandinava, mostrar o que acontece com a humanidade quando o caos chega. É uma grande produção e um grande desafio e, graças à Netflix, podemos contar essa história sueca para um público global.”
O filme também marca o primeiro grande filme sueco de Rapace depois de 11 anos desde sua atuação como Lisbeth Salander na trilogia Millennium de 2009, que foi baseada na série de romances de Stieg Larsson de mesmo nome. Outros créditos notáveis de Rapace em filmes incluem Sherlock Holmes: Jogo de Sombras, Prometheus, Crimes Ocultos e The Secrets We Keep.