Ben Affleck Ben Affleck

Ben Affleck irá estrelar novo filme da Disney sobre Harry Houdini

O ganhador do Oscar, Ben Affleck irá estrelar novo filme da Disney Houdini, o longa será baseado no livro The Secret Life of Houdini: The Making of America’s First Superhero. A produção irá mostrar a vida do famoso mágico, que faleceu em 1926 aos 52 anos de idade. O projeto vem sendo desenvolvido a quatro anos, e conta com Dan Trachtenberg na direção.

Não é surpresa o interesse da Disney em adquirir uma cinebiografia sobre Houdini, sendo ele uma das maiores personalidades da história. Nascido em 1874 na Hungria como Erik Weisz, passou a ser chamado por seu nome artístico, Harry Houdini quando se tornou um mágico profissional nos Estados Unidos. Essa mudança, supostamente, aconteceu após Weisz ler a autobiografia de Jean-Eugene Robert-Houdin em 1890. Conhecido por seus atos de fuga que incluíam de tudo, desde escapar de algemas, camisas de força, até mesmo de uma baleia que chegou na costa de Boston. A popularidade de Houdini fez com que ele participasse de diversos filmes do cinema mudo.

Embora o filme biográfico tenha demorado para sair do papel, parece que a Disney deu um grande passo ao confirmar a presença de Ben Affleck no filme. A notícia foi divulgada pelo site /Film, que relatou que apesar do papel de Affleck ser empolgante, ele não está sendo cotado para o papel de Houdini. Aparentemente o astro de Liga da Justiça será um “ator coadjuvante que será uma espécie de agente”. Até o momento, ainda não foram divulgadas mais informações sobre esse papel.

Harry Houdini
Harry Houdini

No entanto, é de conhecimento que o empresário de Houdini teve um papel importante em fazer com que o mágico saísse em turnê pela Europa e, seu agente britânico, Harry Day também foi um dos responsáveis para que o ilusionista fosse uma estrela bem paga. É possível que Affleck esteja cotado para fazer algum desses papéis, mas até o momento isso é apenas uma especulação. O livro no qual o filme será baseado oferece a opinião de que Houdini tenha sido assassinado por espiritualistas. Ao longo de sua carreira, Houdini deixou claro que ele não era um fã da filosofia, ocasionalmente trabalhando para desmascarar golpes espiritualistas. É questionável se a Disney irá querer Affleck interpretando um papel de vilão ou como um agente trabalhando com um grupo espiritualista ou uma seita.

Qualquer que seja o papel de Ben Affleck, o projeto será ainda mais aguardado após essa associação com o astro. Filmes sobre mágicos não são muito comuns, no entanto, os poucos que foram lançados nos últimos tempos se saíram bem. O fato desse ser um filme sobre o maior mágico de todos os tempos, deu a Ben Affleck a chance de estar participando de um projeto que irá agradar a audiência e possivelmente irá receber reconhecimento das premiações.