Avatar 2 em 2021 Avatar 2 em 2021

Avatar 2 ainda pode ser lançado em 2021

Divulgação

Apesar dos atrasos causados pela pandemia de coronavírus, a sequência de Avatar 2 ainda pode ser lançada em dezembro de 2021, segundo James Cameron.

Avatar representou um enorme salto para a tecnologia de filmes, particularmente nos domínios da captura de movimento e 3D. A história de ficção científica do filme foi convincente o suficiente para impulsionar o filme a uma bilheteria mundial recorde de US$ 2,79 bilhões.

O enorme sucesso de Avatar pode ter parecido um sinal de que uma franquia estava a caminho, mas por algum motivo o universo do cinema e o próprio Cameron não tinha pressa em promover nenhuma sequência. Mas tudo mudou em 2017, quando o diretor anunciou que estava trabalhando não apenas em uma sequência de Avatar, mas em quatro, que devem superar a marca de US$ 1 bilhão no orçamento total.

set de Avatar 2
Jon Landau, Sigourney Weaver, e Joel David Moore

De fato, a primeira das sequências estava prevista para ser entregue em 2020 até que a Disney, que adquiriu o universo Avatar na fusão da FOX, decidisse adiar o lançamento para evitar conflitos com Star Wars: Episódio IX. O futuro de Avatar 2 tornou-se ainda mais incerto quando a produção foi atingida por atrasos causados pela pandemia do coronavírus.

Apesar desses atrasos, o próprio Cameron disse recentemente ao Empire que ainda há uma chance de Avatar 2 cumprir sua data planejada de lançamento. O diretor falou sobre voltar à Nova Zelândia para continuar o trabalho de filmagens e expressou otimismo sobre a situação:

Pelo lado positivo, a Nova Zelândia está sendo bem eficiente em controlar o vírus. O objetivo deles não é mitigar, mas sim erradicá-lo, o que eles acreditam conseguir fazer com testes e rastreamento de contágio agressivos”, falou Cameron à revista. “Então há boas chances de nossas filmagens serem atrasadas apenas alguns meses, mas ainda conseguirmos lançar. Então, isso é uma boa notícia. Temos todo mundo trabalhando em casa na medida do possível”.

Recentemente, os fãs tiveram uma ideia do quão tecnologicamente avançado será Avatar 2, à medida que as imagens eram compartilhadas das câmeras usadas para capturar a ação subaquática do filme.

De fato, Cameron sabe muito sobre as filmagens debaixo d’água após O Segredo do Abismo e Titanic, mas em Avatar 2 veremos avançar ainda mais com a nova tecnologia de captura de movimento subaquática. Uma grande parte da continuação supostamente acontece em um novo reino subaquático em Pandora, com Kate Winslet pulando de volta ao fundo ao lado de Cameron após sua experiência angustiante de filmar Titanic com o diretor há mais de duas décadas.

As continuações já haviam sido adiadas anteriormente

Avatar 2 foi adiado de 18 de dezembro de 2020 para 17 de dezembro de 2021Avatar 3 foi adiado por dois anos, de 17 de dezembro de 2021 para 22 de dezembro de 2023Avatar 4 chega dois anos depois em 19 de dezembro 2025 (originalmente estava previsto para 20 de dezembro de 2024) e Avatar 5 chega em 17 de dezembro de 2027 (originalmente era 19 de dezembro de 2025).