O ator Christopher Eccleston, o Malekith de Thor: O Mundo Sombrio, criticou a Marvel por não o ter informado o que o papel do vilão demandaria antes dele ter assinado o contrato. O que mais irritou o ator foi o longo processo de maquiagem para entrar no personagem.
Em entrevista ao programa The Graham Norton Show da BBC 2, Eccleston admitiu que Malekith não foi o seu melhor papel e que apenas aceitou fazer o filme por dinheiro. Também disse que se arrependeu da decisão após perceber que ele teria que trabalhar muito mais do que foi apresentado a ele pela Marvel.
“Nos primeiros dias levava cerca de sete horas, oito horas, para fazer a maquiagem. Eu acho que depois conseguimos diminuir para seis horas e meia. Era um dia inteiro de trabalho antes de começar a filmar. A Marvel foi desonesta comigo, porque eles nunca, nunca me avisaram que teria essa quantidade de maquiagem. Então esse não foi o meu melhor momento”
Os comentários de Eccleston podem levar muitos a pensarem em como a Marvel o convenceu sem que ele soubesse que precisaria de tanta maquiagem e protéticos. Mesmo com as diferenças físicas em relação ao personagem nos quadrinhos, é meio óbvio que quem quer que ficasse com o papel precisaria passar um bom tempo na cadeira de maquiagem. A não ser, é claro, que o estúdio tenha dito (ou ele tenha achado) que tudo seria feito por CGI e sua performance seria por captura de movimentos, como o Hulk, interpretado por Mark Ruffalo.
A frustração de Eccleston pode ter sido intensificada pelo fato de Malekith ser considerado o pior vilão já apresentado pelo Universo Cinematográfico Marvel. E isso é dizer muita coisa, já que a franquia tem feito um sucesso atrás do outro, apesar de seu ponto negativo ser sempre o vilão mal desenvolvido. Talvez ele perdoasse o tempo todo passado na cadeira de maquiagem se os fãs tivessem recebido Malekith de forma mais positiva, o que faria valer a pena todo o esforço, mas não foi o caso.