Assassino do Zodíaco pode finalmente ter sido encontrado pelo FBI

O Deadline trouxe ontem uma informação que nenhum fã do cinema (ou cidadão norte-americano) estava esperando receber. Um grupo de policias liderado por antigos agentes do FBI e por funcionários reformados das forças policiais afirma ter finalmente descoberto a identidade do misterioso Assassino do Zodíaco.

O caso criminoso aterrorizou o Norte da Califórnia no final da década de 1960, quando uma série de assassinatos aleatórios se revelou não tão aleatórios assim. O crime cresceu em notoriedade devido às suas notas crípticas às autoridades e meios de comunicação social, algo que tornou o Assassino do Zodíaco um dos mais famosos da história dos Estados Unidos.

Os investigadores da força de comando conhecida como Case Breakers disseram à Fox News que o grupo identificou o assassino como Gary Francis Poste, que morreu em 2018. O Assassino do Zodíaco foi ligado a cinco homicídios em 1968 e 1969 na área de São Francisco pelo FBI. Os Case Breakers também associaram Poste a um sexto homicídio no sul da Califórnia.

Divulgação

O Assassino do Zodíaco tem sido uma inspiração cultural popular em livros, música, televisão e filmes durante muitos anos. Para além dos exames dos acontecimentos reais na Bay Area, filmes como Dirty Harry de Clint Eastwood de 1971 e a série de TV American Horror Story utilizaram a personagem como base para as suas histórias fictícias. Em 2007, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr se juntaram a Jake Gyllenhaal no filme Zodíaco, um dos melhores no ramo da criminalística.

O Assassino do Zodíaco desenvolveu uma série de cartas para jornais locais do Norte da Califórnia, ameaçando mais terror se as mensagens não fossem impressas. Ele nunca foi identificado, e várias teorias sobre quem era o assassino surgiram ao longo dos anos. A nova reivindicação dos Case Breakers sobre a identidade do criminoso deriva de novas provas, fotos tiradas do quarto escuro de Poste que mostram cicatrizes na sua testa que alegadamente correspondem a cicatrizes num esboço do Zodíaco.

Além disso, o grupo alega que ao decifrar as cartas codificadas enviadas pelo Zodíaco, o nome de Poste foi dado como o assassino. Nas cartas, ele afirma ter matado até 37 pessoas. Os Case Breakers também afirmaram ter descoberto uma mensagem alternativa com base no nome completo de Poste.