As 7 melhores trilhas sonoras de filmes baseados em quadrinhos

Divulgação

Vivemos em uma época em que os filmes de super-heróis são feitos a cada ano. Nem sempre foi assim. Richard Donner, Sam Raimi e Tim Burton abriram caminho para super-heróis com filmes de grande orçamento como Superman: O Filme, Homem-Aranha e Batman. Claro, alguns desses filmes não se sustentam tão bem hoje, mas, na época, eles eram inovadores. Parte do que os tornou tão especiais foram as trilhas sonoras que serviram como identidade dos heróis e ajudaram a dar o tom dos filmes. Honestamente, alguém consegue pensar no Superman de Christopher Reeve sem cantarolar o tema icônico de John Williams? Ou olhar Michael Keaton e não pensar na bombástica trilha sonora de Danny Elfman?

Confira nossa lista com as 7 melhores trilhas sonoras de filmes de super-heróis baseados em quadrinhos de todos os tempos.

Batman – Danny Elfman

trilhas sonoras
Divulgação

Aqueles com idade suficiente vão se lembrar de sua primeira experiência com o Batman no cinema: o logotipo da Warner Bros., fixado contra um fundo escuro e acompanhado por um sublinhado temperamental, desaparece lentamente enquanto a câmera se transforma em uma fenda escura… a música cresce cada vez mais alto até que o título Batman enche a tela em meio a uma enorme explosão de coro – e aí vem as trombetas, bateria, cordas crescentes e temos o tema do Batman. Icônico!

A abordagem gótica de Tim Burton sobre o herói exigiu uma trilha sonora apropriada – e Danny Elfman conseguiu criar isso perfeitamente, seu trabalho continua sendo uma das melhores coisas sobre o filme todos esses anos depois.

O Homem de Aço – Hans Zimmer

trilhas sonoras
Divulgação

Colocar O Homem de Aço acima do icônico tema do Superman de John Williams em uma lista pode ser qualificado como traição. Exceto que o trabalho de Hans Zimmer no filme do Superman de Zack Snyder é nada menos que extraordinário. Parte do que faz essa trilha sonora funcionar tão bem é sua natureza simplista.

Superman – O Filme – John Williams

trilhas sonoras
Divulgação

O tema do Superman instantaneamente reconhecível de John Williams merece uma classificação entre as melhores composições de todos os tempos. No entanto, algumas das melhores músicas da trilha sonora aparecem logo no início, durante as sequências de Krypton e Smallville, onde o maestro lança temas secundários incrivelmente exuberantes e arrebatadores.

Batman: O Cavaleiro das Trevas – Hans Zimmer e James Newton Howard

trilhas sonoras
Divulgação

Com Batman Begins, Hans Zimmer e James Newton Howard se uniram para entregar uma trilha sonora emocional e ressonante que muitos na comunidade cinematográfica abraçaram. E então o Cavaleiro das Trevas chegou e explodiu tudo. O tema do Coringa, uma mistura esquisita, mas perfeita de ruído, guitarras e percussão, imediatamente catapulta o ouvinte para o caos que é a Gotham de Christopher Nolan, enquanto faixas como Like a Dog Chasing Cars resumem brilhantemente a batalha ocorrendo entre o Príncipe Palhaço do Crime e o Batman. Simples, taciturno e absolutamente fenomenal.

Homem-Aranha 2 – Danny Elfman e Christopher Young

trilhas sonoras
Divulgação

Antes que a Marvel saturasse os cinemas com uma infinidade de filmes de super-heróis, Sam Raimi lançou a franquia Homem-Aranha com Tobey Maguire no papel título. Enquanto a trilogia acabaria de forma não tão boa, poucos filmes de super-heróis superaram o Homem-Aranha 2 em termos de qualidade, ação e coração. Sem falar de outra trilha sonora incrível de Danny Elfman, que desenvolveu os temas estabelecidos no filme original e os tornou ainda melhores.

Os Incríveis – Michael Giacchino

Divulgação

Em 2004, o público conheceu Os Incríveis, a comédia de super-heróis da Pixar que mesclava cenários de fim de mundo com problemas familiares comuns em um filme de ação extremamente divertido. Junto com a viagem estava o então desconhecido compositor Michael Giacchino, que deu o salto abrupto do mundo dos videogames para o cinema com resultados tremendos. Seu tema para Os Incríveis se apoia mais na estética de James Bond, mas não é menos adequado para a família de super-heróis.

Vingadores: Guerra Infinita – Alan Silvestri

Divulgação

O épico de Alan Silvestri tende a lembrar algumas de suas outras composições mais, com alguns trechos que lembram O Retorno da Múmia ou G.I. Joe, mas o tema dos Vingadores é tão bom que não importa. É uma das trilhas sonoras recentes mais emocionantes.

OUTRAS TRILHAS SONORAS QUE MERECEM SER MENCIONADAS

O Espetacular Homem-Aranha – James Horner

Pantera Negra – Ludwig Göransson

Coringa – Hildur Guðnadóttir

Batman vs Superman: A Origem da Justiça – Hans Zimmer e Junkie XL

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – John Ottman