Artemis Fowl recebe críticas e pontuação terríveis no Rotten Tomatoes

Divulgação

As críticas da adaptação de Artemis Fowl, do Disney+, infelizmente não são muito animadoras. A adaptação foi originalmente prevista para chegar aos cinemas em agosto de 2019, mas foi adiada para maio de 2020. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, o estúdio decidiu lançar o filme no Disney+, ignorando completamente um lançamento nos cinemas. Antes do lançamento, Artemis Fowl recebeu uma grande quantidade de reações dos trailers, com os fãs expressando sua insatisfação com a forma como o material de origem estava sendo tratado.

Artemis Fowl é baseado em uma série de romances amados do autor Eoin Colfer. A série segue a história de um jovem e rico gênio, que se depara com o segredo de uma raça de fadas que vivem sob a superfície da Terra e decide explorar a descoberta para obter lucro. A adaptação da história foi dirigida por Kenneth Branagh (Thor) e estrelado por Ferdia Shaw, Lara McDonnell (Simplesmente Acontece), Josh Gad (Frozen), Tamara Smart (A Pior das Bruxas), Colin Farrell (Magnatas do Crime), Nonso Anozie (A Lavanderia) e Judi Dench (Cats). Devido à enorme popularidade da série, uma adaptação esteve em andamento por anos, mas encontrou uma infinidade de obstáculos e permaneceu no purgatório de desenvolvimento por anos até a Disney entrar no jogo.

O site de análises Rotten Tomatoes divulgou a pontuação do Tomatometer para Artemis Fowl, que fica abaixo dos impressionantes 15%, com 47 críticas feitas. Desde que publicou seu tweet, o filme chegou aos 11%, com 84 críticas agora incluídas. A nota do público também deixa a desejar, ficando nos 25% de aprovação. O tweet completo e uma amostra do que os críticos disseram estão abaixo.

Los Angeles Times:

“Qualquer pessoa que esteja procurando uma divertida aventura de fantasia para jovens adultos pode seguir em frente. Não há nada para ver aqui.”

MovieWeb:

“Artemis Fowl tem um alto valor de produção, mas não consegue cativar de maneira significativa. Os personagens são desajeitados, mal escritos e desprovidos de química”.

The New York Times:

“Uma vez que retratou a disposição antipática de Hamlet, Branagh fez um filme que é simplesmente antipático”.

A adaptação do filme fez algumas mudanças notáveis ​​no material de origem. Por exemplo, Judi Dench está interpretando o comandante Root, que é um personagem masculino nos livros. Em segundo lugar, a mudança mais significativa feita é como o personagem de Artemis Fowl está sendo tratado. Na série de livros, o personagem é retratado principalmente como um anti-herói impiedoso, enquanto no trailer de Artemis Fowl, ele parece ser retratado como um herói flagrante, que ajuda a proteger o mundo de ameaças antigas e fantásticas. Naturalmente, os fãs dos romances não ficaram entusiasmados com essas mudanças.

É fácil ver por que os fãs ficaram tão apreensivos com essa adaptação da Disney. A indignação decorrente de cada trailer que foi lançado para o filme e as críticas esmagadoramente negativas não farão muito para amenizar os medos dos fãs mais apaixonados da série. Embora o filme tenha um talentoso diretor no comando, os trailers do filme foram abaixo do esperado, mostrando no mínimo uma adaptação que parece um híbrido de Harry Potter e Homens de Preto. Embora essas críticas possam ser decepcionantes para os fãs da série, eles podem formar suas próprias opiniões sobre o filme depois de assistirem.

Artemis Fowl estreou hoje, 12 de junho, no Disney+, mas ainda não tem data prevista para estrear no Brasil.