Scarlett Johansson Scarlett Johansson

Após críticas, Scarlett Johansson deixa o elenco do drama Rub and Tug

Divulgação/Paramount Pictures

A escalação de Scarlett Johansson para interpretar um homem transexual no drama Rub and Tug foi muito criticada, tanto por grupos ativistas trans como pelas colegas de elenco, Trace Lysette e Jamie Clayton. Após  as críticas recebidas, a atriz emitiu uma nota a imprensa – via Variety – informando que está deixando o elenco do filme.

“Tendo em vista as questões éticas ao redor da minha escalação para viver Dante Tex Gill, eu decidi respeitosamente voltar atrás quanto à minha participação no projeto. Nossa compreensão cultural sobre pessoas transgêneras continua a avançar e aprendi muito sobre a comunidade desde a minha primeira declaração sobre a escalação e percebi que fui insensível. Tenho grande admiração e amor pela comunidade trans e sou grata pelo fato das conversas sobre inclusão continuarem em Hollywood… Embora adoraria a oportunidade de dar vida à história e à transição de Dante, entendo por que muitos sentem que ele deveria ser interpretado por uma pessoa transgênera e sou grata ao debate, apesar de controverso, que deu origem a uma discussão mais ampla sobre diversidade e representatividade no cinema.”, disse a atriz – trechos retirados do comunicado oficial de Johansson.

Essa não é a primeira vez que Scarlett Johansson se envolve com polêmicas sobre a sua escalação em filmes. Há pouco mais de um ano, a atriz estrelou A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, onde foi escalada para dar vida a Motoko Kuzanagionde – personagem que passou a se chamar apenas Major. Na ocasião, Scarlett Johansson foi acusada, junto da produção, de whitewashing, por mudarem a etnia da personagem principal.

Rub and Tug, no entanto, contará a história de Dante Tex Gill, que na década de 1970, entrou para o ramo de casas de massagem ligadas a máfia. O filme vai acompanhar, também, sua mudança de Lois Jean Gill a partir de quando assume sua identidade de gênero.

Orçado em US$ 30 milhões, as gravações de Rub and Tug devem começar em fevereiro de 2019.