Animais Fantásticos 3 tem diálogo censurado na China

Divulgação/Warner Bros.

Em 2009, JK Rowling chocou o mundo ao trazer uma confirmação pra lá de inesperada sobre a franquia Harry Potter. Fortemente criticada por não conter em sua história um personagem LGBTQIA+, Rowling fez questão de garantir que não apenas a história trouxe um homem gay, como ele é ninguém menos do que Alvo Dumbledore. A sexualidade do diretor nunca foi explorada na franquia do menino bruxo, mas com a chegada do terceiro filme da franquia Animais Fantásticos, tudo ficou ainda mais claro.

Como já sabemos, Alvo Dumbledore era um dos bruxos mais poderosos do mundo, temido por Lord Voldemort durante todo o tempo em que Harry estava na escola. Por mais que Tom Riddle temesse encontrar Alvo, um velho amigo do diretor (e também seu arqui-inimigo) sempre soube como conquistá-lo. Confirmando a fala de Rowling, Os Segredos de Dumbledore traz um diálogo entre Dumbledore e Grindelwald, agora interpretado por Mads Mikkelsen, onde a versão jovem do diretor (Jude Law) admite ter sido apaixonado pelo melhor amigo.

Em pleno século XXI, ainda existem países, como a China, onde a homossexualidade não é bem aceita por aqueles que estão no poder. Com a chegada de Animais Fantásticos 3 aos cinemas, a Warner Bros. precisou censurar o diálogo no país, uma vez que o mesmo faz uma referência ao passado romântico entre os dois. De acordo com a Variety, seis segundos dos 142 minutos do filme foram removidos.

A China entrou com um pedido para remover os segundos do filme, especificamente as frases “porque eu estava apaixonado por você” e em outro momento, “o verão que Gellert e eu nos apaixonamos”. É claro que os fãs da franquia foram ao delírio ao descobrir que o filme abordaria a sexualidade de Dumbledore, mas Animais Fantásticos não desapontou e deixou tudo em pratos limpos.

“Como estúdio, estamos comprometidos em proteger a integridade de todos os filmes que lançamos, e isso se estende a circunstâncias que exigem cortes sutis para responder com sensibilidade a uma variedade de fatores do mercado”, declarou a Warner Bros. em nota para o portal estrangeiro. “Nossa esperança é lançar nossos recursos em todo o mundo conforme lançado por seus criadores, mas historicamente enfrentamos pequenas edições feitas em mercados locais.”

Segundo o estúdio, o restante de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, permanece intacto.