Ainda Estou Aqui conquista o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano Ainda Estou Aqui conquista o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano

Ainda Estou Aqui conquista o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano

Principal premiação do cinema espanhol
Divulgação/Sony Pictures

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano neste sábado (8). A cerimônia, que celebra as maiores produções do cinema espanhol, consagrou a obra brasileira em uma disputa com outros quatro concorrentes: o uruguaio Agarrame Fuerte, o argentino El Jockey, o chileno No Lugar da Outra e o costa-riquenho Memorias de un Cuerpo que Arde.

Primeira produção original do Globoplay, Ainda Estou Aqui retrata a emocionante história real de Eunice Paiva, interpretada pela vencedora do Globo de Ouro, Fernanda Torres. A trama acompanha a trajetória da advogada e ativista que dedicou 40 anos de sua vida em busca da verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, vivido por Selton Mello. Rubens, ex-deputado federal, foi assassinado durante o período da ditadura militar no Brasil, e o filme mergulha profundamente na luta de Eunice por justiça e memória.

Apesar de ser a primeira vitória de uma produção brasileira na premiação, esta é a segunda vez que um filme de Salles é contemplado pela Academia espanhola. Em 2005, Diários de Motocicleta venceu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

A agenda internacional de Ainda Estou Aqui segue com a homenagem a Fernanda Torres no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara (SBIFF), neste domingo, 9. A atriz faz parte do seleto grupo de talentos que, por suas atuações em 2024 receberão o prêmio Virtuosos Award. A cerimônia contará também com a presença de Walter Salles.

O reconhecimento internacional de Ainda Estou Aqui não para por aí. Em janeiro, Fernanda Torres já havia levado para casa o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, consolidando sua atuação como uma das mais marcantes do ano. Agora, o longa segue em alta, concorrendo a três categorias no Oscar: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 2 de março e será transmitida ao vivo pela TV Globo, prometendo ser um momento de grande expectativa para o cinema brasileiro.