O produtor Harvey Weinstein, acusado de abusar sexualmente de inúmeras atrizes e funcionárias, foi expulso da Academia do Oscar após votação do Conselho. Veja abaixo o comunicado oficial:
“O conselho diretor da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se reuniu hoje para discutir as acusações contra Harvey Weinstein, e decidiu expulsá-lo da Academia, com um número de votos que excedeu os dois terços requeridos pela moção. Nós não simplesmente nos separamos de alguém que não merece o respeito de seus colegas, como também enviamos a mensagem de que a era de ignorância intencional e vergonhosa cumplicidade em relação ao comportamento dos predadores sexuais e assédio nos locais de trabalho em nossa indústria chegou ao fim. O que está em questão aqui é um problema profundamente perturbador que não pode fazer parte da sociedade. A diretoria continuará a trabalhar para estabelecer padrões éticos de conduta que todos os membros da Academia deverão seguir”.
No início do mês, uma matéria do New York Times revelou que o produtor comprou o silêncio de atrizes e funcionários que abusou. Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Cara Delevingne, Léa Seydoux e Rose McGowan foram algumas das atrizes que relataram ter sido assediadas sexualmente por ele. Harvey Weinstein já havia sido demitido duranta a semana da Weinstein Co., a produtora que ajudou a criar, e de grande prestígio da Academia do Oscar, ganhando vários prêmios.