Aaron Sorkin vai dirigir e escrever A Rede Social 2, continuação inspirada nos bastidores polêmicos do Facebook Aaron Sorkin vai dirigir e escrever A Rede Social 2, continuação inspirada nos bastidores polêmicos do Facebook

Aaron Sorkin vai dirigir e escrever A Rede Social 2, continuação inspirada nos bastidores polêmicos do Facebook

Sequência espiritual do filme de 2010 vai explorar os danos causados pela maior rede social do mundo
Divulgação/Sony Pictures

Após mais de uma década desde o lançamento de A Rede Social, Aaron Sorkin finalmente encontrou o ponto de partida para retomar a história por trás da maior rede social do planeta. Segundo informações exclusivas divulgadas pelo Deadline, o premiado roteirista e cineasta foi confirmado como diretor de A Rede Social Parte II, novo filme em desenvolvimento pela Sony Pictures.

Apesar do título indicar uma continuação direta, fontes próximas à produção afirmam que o novo longa será uma espécie de sucessor espiritual, abordando as consequências do crescimento exponencial do Facebook — e os danos que a plataforma causou à sociedade ao longo da última década.

Uma nova era do Facebook no cinema

O roteiro original do novo projeto é assinado por Sorkin e tem como base a série de reportagens investigativas do Wall Street Journal, conhecidas como The Facebook Files. Publicadas em outubro de 2021, essas matérias revelaram documentos internos da empresa de Mark Zuckerberg e expuseram práticas controversas, com impactos especialmente graves sobre adolescentes, pré-adolescentes e comunidades fora dos Estados Unidos.

A trama deve abordar temas como desinformação nas eleições de 2020, os algoritmos que incentivam o discurso de ódio e até o envolvimento indireto da rede social em eventos políticos extremos, como o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro. No entanto, fontes reforçam que o filme não será centrado exclusivamente no 6 de janeiro, mas sim nos múltiplos efeitos colaterais da plataforma ao longo dos anos.

Produção e retorno de rostos conhecidos?

A produção conta com Todd Black, Peter Rice, Stuart Besser e o próprio Sorkin. Ainda sem data definida para o início das filmagens, o projeto avança nos bastidores com a etapa de escalação do elenco. Com a expectativa alta, agentes de Hollywood já estariam em movimento para garantir a participação de novos talentos — assim como aconteceu em 2010, quando Jesse Eisenberg e Andrew Garfield ganharam destaque por seus papéis.

E por falar em Eisenberg, que foi indicado ao Oscar por interpretar Mark Zuckerberg, ainda não há confirmação sobre seu retorno. Embora boa parte dos personagens originais não deva reaparecer, é difícil imaginar uma história sobre o Facebook sem a presença de seu criador, mesmo que de forma indireta.