Uma aventura queer intergaláctica chega aos cinemas na próxima semana, quando entra em cartaz A Sapatona Galáctica. Vencedora do Prêmio Félix de Melhor Filme Internacional no Festival do Rio e do Prêmio do Público de Melhor Filme Internacional no Festival MixBrasil, a animação australiana co-dirigida e co-escrita pela artista queer Emma Hough Hobbs e pela cineasta Leela Varghese estreia com exclusividade em salas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em 12 de fevereiro. A distribuição é da Synapse Distribution.
A trama de A Sapatona Galáctica acompanha Saira, uma princesa espacial lésbica e introvertida que precisa resgatar sua ex-namorada, Kiki, uma caçadora de recompensas por quem ainda é apaixonada. Ela recruta uma popstar não-binária, com quem embarca em uma nave espacial problemática para cumprir a missão.
Antes de chegar aos cinemas, o filme passou por uma sequência de festivais de cinema, como o Festival de Berlim, o Festival de Sydney e o Festival do Rio. Neste último, em novembro de 2025, o filme venceu o Prêmio Félix, que destaca os melhores títulos de temática LGBTQIAPN+ nacional e internacional. Outro destaque foi o Prêmio do Público para Melhor Filme Internacional no Festival MixBrasil, um dos maiores eventos culturais da diversidade do mundo.

O roteiro e a direção são assinados por Leela Varghese, conhecida por seu curta-metragem I’m The Most Racist Person I Know, cuja estreia estreia mundial aconteceu na mostra competitiva de curtas de ficção do SXSW Austin 2025; e por Emma Hough Hobbs, cineasta, animadora e designer de produção, que teve seu curta, “On Film”, selecionado para a mostra competitiva do SXSW Sydney 2023.