A partir do dia 2, a primeira versão do Mickey Mouse entrou em domínio público e agora está sujeita a paródias, zombarias e variações ousadas do ratinho que se tornou o rosto da Disney. As informações são do Deadline.
A única versão do Mickey livre no mercado é o Steamboat Willie, curta de 1928 que serviu como o ponto de partida para o vasto império construído por Walt Disney. Além disso, este ano também marca a entrada no domínio público de obras notáveis como Orlando, de Virginia Woolf, Peter Pan, The Circus de Charlie Chaplin, The Cameraman de Buster Keaton e Tigger de The House at Pooh Corner de AA Milne.
“A expiração dos direitos autorais de Steamboat Willie não afetará as versões mais modernas de Mickey, que continuará a desempenhar um papel crucial como embaixador global da Walt Disney Company em narrativas, parques temáticos e produtos”, declarou um porta-voz da Disney.
No entanto, a empresa reiterou a intenção de proteger vigorosamente os direitos autorais das versões contemporâneas de Mickey Mouse e outras obras ainda sujeitas a esses direitos. Isso visa evitar confusões entre os consumidores causadas pelo uso não autorizado de Mickey e outros personagens icônicos.