A Primeira Profecia | Quais esclarecimentos o filme traz sobre o clássico?

O prelúdio estreia em 4 de abril nos cinemas e promete responder curiosidades nunca ditas

A Primeira Profecia, novo filme de terror psicológico da 20th Century Studios, chega em 4 de abril nos cinemas brasileiros. O longa, dirigido por Arkasha Stevenson, e que tem no elenco a atriz brasileira Sonia Braga como a Irmã Silva e Nell Tiger Free como a protagonista Margaret Daino, estreia trazendo respostas para os questionamentos dos fãs da clássica franquia de terror.

A Profecia, filme lançado em 1976, é considerado uma produção indispensável para quem gosta do gênero. A história do pequeno Damien (Harvey Spencer Stephens), o anticristo mirim que marcou gerações, é contada nesse clássico atemporal que mostra a trajetória da família de um diplomata americano que decide adotar um recém-nascido de origem desconhecida ao ocultar de sua esposa que seu filho nasceu morto.

A conexão entre o clássico lançado há 47 anos e a estreia de A Primeira Profecia está, justamente, no fato deste último ser um prelúdio que traz como ponto focal do roteiro alguns esclarecimentos, como a origem do bebê Damien (Harvey Spencer Stephens). Por isso, separamos algumas curiosidades que o novo longa esclarece nessa assustadora trajetória do anticristo.

A história de A Primeira Profecia

Pouco se sabe sobre como o bebê demoníaco foi concebido, mas é justamente a história de Margaret Daino (Nell Tiger Free) que irá esclarecer essa dúvida. No novo longa, a mãe do pequeno anticristo se apresenta como uma jovem americana enviada a Roma para dar início a uma vida de serviços à igreja. Lá, ela se depara com trevas que a fazem questionar sua própria fé, além de revelar uma conspiração aterrorizante que visa dar nascimento ao mal encarnado, o que viria a se tornar o pequeno Damien, filho adotivo do casal Robert Thorn e Katherine Thorn, interpretado respectivamente por Gregory Peck e Lee Remick no longa de 1976.

Divulgação

O padre retorna para combater o mau ainda na barriga da mãe

Um personagem que aparece na fascinante história, antes mesmo do nascimento do anticristo, é o Padre Brennan, personagem interpretado pelo ator inglês Ralph Ineson. Sua principal missão durante A Primeira Profecia é alertar a jovem Margaret Daino (Nell Tiger Free) sobre uma conspiração terrível dentro da igreja e que o mau está prestes a invadir seu corpo.

Essa atitude do padre só reforça algo que o público da franquia já se questionava há algum tempo, sobre qual o fundamento das certezas deste homem em relação a Damien e o motivo pelo qual ele também alertava os pais adotivos do pequeno sobre sua conexão natural com o diabo no filme de 1976. Agora, os fãs poderão entender um pouco mais sobre o que ele viu e vivenciou quando o garoto ainda estava na barriga da mãe em A Primeira Profecia.

Afinal, qual é a relação do anticristo com a Itália? Esse fato é explicado ao longo do filme, já que toda a história acontece em Roma, na Itália, local onde a mãe do bebê anticristo foi enviada para servir a Igreja e acaba concebendo o bebê demoníaco.

O local para gravação de A Primeira Profecia foi estrategicamente escolhido pela equipe da produção, já que a cidade italiana é conhecida por sua profusão de iconografia religiosa e história com base na fé. “Estávamos também determinados a filmar em Roma, pois sentimos que isso traria uma verossimilhança que não tem como ser fabricada em outro lugar. De certa forma, a própria Roma é um personagem, e queríamos que a história antiga penetrasse em cada aspecto das filmagens”, enfatiza o produtor David S. Goyer.

O filme estreia em 4 de abril exclusivamente nos cinemas.