A Garota da Vez | Crítica

A Garota Da Vez começa em 1977, com um homem fotografando uma mulher em um local no meio do deserto. Ele procura fazer com que a mulher relaxe e converse com ele, quando ela começa a se abrir, ele a ataca. E assim vemos a primeira das cenas que ressaltam a brutalidade dos atos do serial killer Rodney Alcala, interpretado com uma confiança assustadora por Daniel Zovatto, nesse filme baseado em sua história real.

Um salto no tempo nos leva a 1978, onde conhecemos Cheryl Bradshaw, interpretada por Anna Kendrick, uma mulher que está tentando ser uma atriz reconhecida, mas nos testes consegue apenas ouvir comentários insensíveis e objetificantes. Quando está prestes a desistir, sua agente consegue uma vaga para ela no programa de relacionamentos The Dating Game. Como algumas atrizes famosas se utilizaram desse programa de gosto duvidoso para serem vistas e alavancarem suas carreiras, ela aceita.

Basicamente, o programa consiste em uma mulher fazendo perguntas para três solteiros, sem poder vê-los. No final, deve escolher o melhor deles para um encontro, com base nas respostas que eles forneceram. Claro, quando chega lá, Cheryl percebe que é mais um ambiente sexista e que está lá apenas para sorrir e ser bonita, enquanto lê uma ficha com questões ridículas para os candidatos. para o apresentador Jim Hale (Tony Hale), ela precisa ser sexy e definitivamente não inteligente.

O filme começa então a intercalar cenas de Rodney Alcala com suas vítimas, em vários períodos diferentes, com o que está acontecendo durante a transmissão do programa ao vivo. Também descobrimos que em meio à sua onda de assassinatos, o serial killer resolveu ser um dos participantes do The Dating Game e é assim que os caminhos de Rodney e Cheryl se cruzam.

No meio do programa, Cheryl resolve tomar as rédeas do programa e fazer suas próprias perguntas, o que causa alvoroço entre os candidatos, mas Alcala resolve entrar no jogo e dar todas as respostas que as mulheres gostariam de ouvir. Com sua fachada de fotógrafo charmoso, educado e com muita lábia, ele acaba se tornando o candidato favorito do episódio, mas mal sabem as pessoas da equipe da da plateia que nos momentos de folga ele caça mulheres e que é justamente com esse papo agradável que acaba as convencendo a segui-lo.

Em um desses outros períodos de tempo mostrados, um que se passa um ano após a exibição do programa, conhecemos Amy (Autumn Best), uma adolescente sem-teto que encontra Rodney na Califórnia. Sua história é uma das mais relevantes e poderosas entre as mostradas em A Garota Da Vez e por esse motivo, uma das que mais ganha destaque e que mais nos deixa tensos.

Outro ponto que aumenta o clima inquietante do longa, é que entre as pessoas assistindo ao The Dating Game na plateia está Laura (Nicolette Robinson), uma mulher que imediatamente reconhece Rodney como o agressor de sua amiga. Ela tenta avisar os produtores do programa e essa situação vira uma corrida contra o tempo. Mas por ser uma mulher, ainda por cima negra, ela é tratada como um incômodo.

A imagem de Anna Kendrick como atriz não está necessariamente ligada a um material sombrio e ousado, já que estamos acostumados a vê-la no papel da “mocinha”. Mas em sua estreia como diretora, ela mostra um talento para encenar cenas de suspense com muita sagacidade. Ela foi capaz de capturar a sensação de uma época e criar um clima de tensão do início ao fim. Além disso, escolhe não mostrar a violência que essas mulheres sofreram de forma fetichista e evita glorificar seu vilão, buscando sempre humanizar as vítimas. As mortes são difíceis de assistir, mesmo sem serem explícitas. Mas ela não esteve sozinha nesse quesito, não dá para negar que grande parte dessa atmosfera também é conquistada graças ao trabalho convincente de Daniel Zovatto.

A Garota Da Vez mostra como os piores homens geralmente estão se escondendo à vista de todos e cometendo seus crimes sem remorso ou consequências. Ao mesmo tempo, ilustra que não há uma maneira infalível de revelar esses homens para o mundo. É um filme sobre mulheres tentando alertar outras mulheres sobre os perigos que elas podem enfrentar nas mãos desses homens e como elas frequentemente são ignoradas, mas que, talvez, se jogarem o jogo, podem conseguir se livrar dessas situações.

A Garota Da Vez estreia em 10 de outubro, com distribuição da Diamond Films.

3.5

Muito bom

Em A Garota Da Vez, a estreante na direção Anna Kendrick consegue criar um filme que conta uma história real e brutal, de forma que não se utiliza do fetiche da violência e que possui uma atmosfera enervante do início ao fim.